“Caravana do lixo eletrônico” fará coleta gratuita em Rio Verde (GO)

Parceria entre a ONG Programando o Futuro e a Siga Antenado possibilitará  descarte consciente de parabólicas, receptores, controles remotos

e pilhas entre os dias 8 e 12 de abril

Os moradores de Rio Verde (GO) e cidades da região que tiverem parabólicas antigas em casa poderão ter os equipamentos recolhidos gratuitamente entre os dias 8 e 12 de  abril, pela Caravana do Lixo Eletrônico. A ação vai além das parabólicas e tem a missão  recolher todo tipo de eletrônico que não tem mais uso, como cabos, controles remotos, pilhas ou qualquer tipo de equipamento que ainda não foi descartado. A iniciativa é uma parceria entre a organização não-governamental Programando o Futuro e a Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pelo kit gratuito com a nova parabólica digital nas residências de famílias inscritas em Programas Sociais do Governo Federal.

Durante os cinco dias, quem desejar descartar eletrônicos que não estão mais em uso poderá fazê-lo de três formas: por meio de agendamento, pelo telefone; indo à base da        caravana, no Parque Engracia Vaz “Dona Nega”; ou comparecendo ao estande do Programando o Futuro durante a TecnoShow, uma das maiores feiras de tecnologias do agronegócio do país. Todos os que fizerem o descarte ainda poderão participar do sorteio de um computador.

O objetivo da parceria é conscientizar e estimular o descarte correto de eletrônicos, que  inclui as antigas parabólicas, controles remotos, cabos e pilhas das antigas parabólicas. A ação tem como alvo todo tipo de eletrônico, mas com atenção especial aos beneficiários que tiveram a instalação da nova parabólica digital realizada pela Siga Antenado. “Essa é a primeira parceria e primeira ação de educação ambiental que a Siga Antenado está encampando”, afirma Patrícia Abreu, diretora de Comunicação da Siga Antenado. “As famílias que já não utilizam mais a parabólica tradicional não precisam ficar com os equipamentos desligados e ocupando espaço em casa, é uma boa oportunidade para fazer o descarte gratuitamente e de maneira correta.”

Todo o material que for recolhido durante os cinco dias de campanha será encaminhado     para pontos de coleta autorizados em Goiânia. Além de promover a sustentabilidade, a Programando o Futuro utiliza o material eletrônico recolhido para a formação gratuita de jovens em cursos profissionalizantes de tecnologia, e doa computadores para telecentros de inclusão digital, contribuindo para a redução da exclusão digital no país.

Vilmar Simion Nascimento, coordenador-geral da ONG Programando o Futuro, explica que o foco da ação será as antigas parabólicas, mas todo tipo de material eletrônico é bem-vindo. “O objetivo da coleta gratuita é a logística reversa, recondicionamento e reciclagem desses equipamentos eletrônicos”, disse Vilmar. “Convidamos a população de Rio Verde a entrar em contato conosco, agendando a coleta, ou a ir à nossa base para entregar o material, que hoje está parado em casa, ocupando espaço, mas pode beneficiar outras pessoas”.

Como descartar

–  Agendamento: entrar em contato pelo (62) 98205-2656, informando o endereço de                  coleta, dia e horário. A equipe da ONG Programando o Futuro fará a retirada do equipamento do telhado da casa e encaminhará para a destinação correta.

–  Entrega na base: levar os equipamentos até a base da caravana, no Parque Engracia Vaz “Dona Nega”, na Av. Paulo Roberto Cunha. Entre os dias 8 e 11 de abril, o horário de funcionamento será das 8h às 18h. Na sexta-feira,12/04, será das 8h às 16h.

–  Estande na TecnoShow: levar os equipamentos até o estande, onde a prioridade será para a entrega de equipamentos de menor porte, mas a ONG também receberá    parabólicas dos visitantes da feira, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de abril no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), das 8h às 18h.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Posts Similares