Fórum Lixo Zero Goiás será realizado em Goiânia na próxima semana

O evento acontece de 9 a 12 de abril, das 8h às 19h30, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO)

Na próxima semana, dias 9, 10, 11 e 12 de abril, será realizado o Fórum Lixo Zero Goiás, das 8h às 19h30, na  Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO). O evento está em sua segunda edição e visa promover conhecimento, compartilhar ideias e apresentar soluções para um estado mais sustentável.  

Para isso, durante os quatro dias de Fórum, serão realizadas palestras com a participação de grandes nomes, referências no ramo, tais como Kaoara Batista, Superintendente de Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos – SEMAD; Dr. Juliano Barros, do Ministério Público do Estado de Goiás; Bismarque Villa Real, do Caminhos de Cora Coralina; professora Fabiana Nogueira, da primeira Escola Lixo Zero do Brasil; professor Germano Güttler – Agronomia UDESC – Lajes, Rodrigo Sabatini – Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e  Raquel Pires – bióloga e embaixadora latino-americana do Conceito Lixo Zero. Também fazem parte do time de palestrantes representantes de diversas instituições, entre elas a Embratur e o Hub Goiás. 

Já entre as temáticas abordadas estão a atuação do Instituto Lixo Zero em todo Estado de Goiás, Legislações vigentes relacionadas aos resíduos sólidos, Programa da Coleta Seletiva de Goiânia, Boa prática municipal da gestão de resíduos na capital; palestras sobre sustentabilidade, Turismo Regenerativo e Lixo Zero, Tecnologia, Inovação e Impacto Socioambiental, Sustentabilidade na Hotelaria e os caminhos e desafios da sustentabilidade na educação.  

A programação contará ainda com o Prêmio Atitude Cidadã, em que irá homenagear diversas empresas e instituições que tenham promovido e gerado conexões junto ao Conceito Lixo Zero. Também será feita a entrega oficial de dois triciclos elétricos, os primeiros em Goiás a serem utilizados visando à sustentabilidade. 

O público poderá conferir ainda cases de sucesso de várias cidades do interior do Estado; apresentação teatral relembrando o maior acidente radiológico do mundo, o Césio 137, produzido pela Companhia de Teatro Carlos Moreira; apresentação cultural com Heróis de Botequim e de Danilo Carvalho e banda.  

As inscrições para o Fórum estão disponíveis de forma on-line pelo link:www.sympla.com.br/evento/2-forum-lixo-zero-goias. Mais informações sobre o projeto e próximas ações pelo @jornadalixozero e @lixozerogoiasoficial. 

Saiba mais sobre o Movimento Lixo Zero 

Idealizado pela bióloga Raquel Pires, também embaixadora latino-americana do Conceito Lixo Zero, o Movimento é atuante em Goiás desde 2015 e realiza diversas ações ao longo do ano com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte e o correto encaminhamento correto dos resíduos. Em algumas dessas ações acontece drive-thru para recebimento dos resíduos e sorteios de computadores, do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos – Sukatec.  Computadores esses que vem da reciclagem de eletrônicos, de um dos 5Rs da sustentabilidade, o reaproveitamento, onde foi feito o conserto e agora está voltando novamente a sociedade para ser utilizado. 

Os resíduos arrecadados são destinados para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Programa Goiânia Coleta Seletiva e os demais tipos de resíduos para os parceiros do projeto.   

Até 2030, o Movimento Lixo Zero pretende buscar articulações em todos os setores da sociedade a fim de alcançar os objetivos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de modo que Goiânia se torne referência no alcance dos ODS com uma maior participação do governo, empresas e sociedade civil.  

Sobre o Prêmio Atitude Cidadã 

O Instituto Lixo Zero Brasil trabalha, também, para promover uma gestão de resíduos sólidos, na busca de incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis e responsáveis em relação ao consumo e ao descarte de materiais.  

Por isso, para ter um olhar mais amplo do que pode ser feito, mês a mês, e sensibilizar a comunidade, o ILZB apresenta um calendário pedagógico com as principais ações do ano. Em abril, por exemplo, ocorre o Atitude Cidadã – um título que tem o objetivo de reconhecer as iniciativas sustentáveis e de lixo zero, premiando eventos, institutos, movimentos e organizações que demonstraram por meio de intervenções locais, seu engajamento e comprometimento imediato com a causa, abrangendo toda a transversalidade do conceito do Lixo Zero. 

O Instituto Lixo Zero Brasil tem assumido um papel importante nessa causa, pois acredita na transformação atual do modelo linear de consumo e descarte de materiais em um modelo circular, onde os materiais são reutilizados ou reciclados e não há desperdício ou consumo. 

Posts Similares