Dezembro Vermelho: a vida requer cuidado

A manifestação do vírus HIV pode predispor diferentes condições reumáticas com sérias complicações, aponta reumatologista

Muito se fala sobre a necessidade de informação, que liberta e salva. Por isso, a Imuno Brasil – grupo de saúde que atua efetivamente na área de doenças imunomediadas, em parceria com a KPMO Cultura e Arte – editora especializada em publicações personalizadas há 10 anos, trabalha para disseminar o conhecimento de forma segura aos estudiosos e leigos.

Já são cinco e-books lançados para informar sobre as mais diversas doenças autoimunes, e neste ‘Dezembro Vermelho’, mês dedicado à Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids, o grupo de saúde e a casa editorial lançam HIV e doenças reumáticas’.

No livro virtual, o Dr. Murillo Dório, médico reumatologista da Imuno Brasil, oferece ao leitor informações abrangentes sobre o vírus HIV, suas manifestações e o impacto no sistema imunológico. Além disso, aborda considerações importantes que pacientes portadores do vírus podem enfrentar quando também são acometidos por doenças reumáticas, como Artrite Reativa, Psoríase, Artrite Psoriásica, Lúpus e Artrite Reumatoide. 

Veja algumas das enfermidades mais frequentes em pacientes que convivem com o vírus:

Artrite reativa: 
Uma das doenças reumáticas mais relevantes quando associada ao HIV, a artrite reativa é uma espondiloartrite caracterizada pela inflamação das articulações que afetam os membros inferiores, como joelhos e tornozelos, a coluna e as articulações sacroilíacas. Geralmente desencadeada por infecções bacterianas, especialmente pela clamídia e bactérias que causam diarreia, relatos indicam que o HIV também pode provocar essa espondiloartrite, manifestando sintomas crônicos e recorrentes. Ainda, pacientes com HIV apresentam manifestações cutâneas mais pronunciadas, como balanite circinada e queratoderma. O tratamento envolve o uso dos mesmos medicamentos para as pessoas que não convivem com o vírus, mas com monitoramento laboratorial mais frequente para aqueles em terapia antirretroviral.

Psoríase e Artrite Psoriásica:
A psoríase e a artrite psoriásica são mais prevalentes e graves em indivíduos com HIV. A psoríase é uma condição inflamatória da pele, causando lesões avermelhadas e escamosas, predominantemente nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Já a artrite psoriásica é caracterizada por dor e inchaço nas articulações. O tratamento pode se tornar desafiador quando as manifestações mais intensas de ambas as doenças coexistem. Também, a probabilidade de desenvolver artrite psoriásica é significativamente maior em quem tem psoríase e HIV (50%), em comparação com aqueles que têm apenas psoríase (30%), indicando um aumento do risco ao longo do tempo para pacientes com psoríase e HIV.


Lúpus Eritematoso Sistêmico:
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune inflamatória que pode afetar diversos órgãos, incluindo pele, articulações, rins e cérebro. Embora mais comum em mulheres de 20 a 45 anos, pode ocorrer em ambos os sexos e em qualquer idade. O LES pode se manifestar em pessoas com HIV, sendo o vírus capaz de desencadear uma piora aguda da doença. Geralmente, o LES ocorre em indivíduos com sistema imunológico preservado, indicado por linfócitos TCD4 acima de 400. Pacientes com HIV e LES apresentam manifestações semelhantes aos que têm apenas LES, sendo o tratamento comparável, mas exigindo uma vigilância mais rigorosa quanto aos possíveis efeitos adversos dos medicamentos.

Artrite Reumatoide:
A artrite reumatoide, embora comum na população em geral, é menos frequente em indivíduos com HIV devido à necessidade de linfócitos TCD4 acima de 400 para sua manifestação, indicando imunidade preservada nos pacientes com HIV. O diagnóstico requer a presença de artrite e exames como fator reumatoide ou anti-CCP positivos no sangue. Em pacientes com HIV e artrite reumatoide, o tratamento inclui imunossupressores administrados oralmente, e, quando necessário, imunobiológicos (medicamentos injetáveis), exigindo monitoramento cuidadoso para possíveis efeitos adversos hepáticos e hematológicos.

É fundamental destacar que o campo da interação entre o HIV e as doenças reumáticas está em constante evolução, e a abordagem clínica pode variar dependendo das circunstâncias específicas de cada paciente. O acompanhamento multidisciplinar com reumatologistas e infectologistas deve ser regular para garantir um tratamento adequado e eficaz. 

Sobre: Dr. Murillo Dório é médico reumatologista da Imuno Brasil e do Hospital das Clínicas da USP.

Posts Similares