Congresso recebe Caio França para discutir políticas públicas de acesso a medicamentos à base de cannabis

Durante WNTC – We Need to Talk about Cannabis, foram debatidas as primeiras doenças beneficiadas pela oferta da cannabis medicinal no Sistema Único de Saúde

Um debate sobre a prescrição e o acesso à cannabis medicinal mobilizou stakeholders e empresários da indústria farmacêutica na terceira edição do WNTC – We Need to Talk About Cannabisrealizado nesta terça-feira, na FCE Pharma. O congresso é considerado referência no âmbito técnico industrial. No painel de Políticas Públicas, participou da discussão sobre o tema o autor do projeto de lei que democratiza o acesso da medicação através do Sistema Único de Saúde, o deputado estadual Caio França (PSB). 

Ele debateu os principais avanços do setor, a partir da sanção da lei de sua autoria, com cientistas e importantes players dos segmentos farmacêutico e médico. “A norma assegura o direito ao medicamento, nacional ou importado, à base de maconha, em associação com outras substâncias canabinóides (CBD), incluindo o tetrahidrocanabinol (THC), nas unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao SUS”, explica. 

A partir de agora, pessoas com Síndrome de Dravet, uma forma de epilepsia caracterizada por convulsões recorrentes e comprometimento do neurodesenvolvimento que tem início na infância; com Síndrome de Lennox-Gastaut e Esclerose tuberosa poderão receber os novos medicamentos nos seus tratamentos. “O que esperamos, ainda, é a regulamentação para outras doenças a partir da pesquisa de cientistas e médicos que possam sinalizar quais serão os tratamentos possíveis com a liberação da substância”, completa. 

A definição das doenças contempladas até o momento foi feita após a aprovação de pareceres técnicos produzidos por representantes de associações médicas, faculdades de medicina, setores dos Poderes Judiciário e Legislativo, e da Anvisa, além da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. 

Conheça o WNTC 

O WNTC – We Need to Talk about Cannabis é um encontro que chega para debater e impulsionar o mercado de cannabis medicinal no Brasil. Antenado e à frente das novidades de outros países, o evento traz grandes palestrantes do mercado para discutir sobre as oportunidades e desafios do setor no Brasil. 

Conheça a FCE Pharma

A FCE Pharma, promovida pela NürnbergMesse Brasil, é considerada o principal ponto de encontro da indústria farmacêutica na América Latina. Apresenta desde maquinários e insumos até tecnologias e serviços. Em um único espaço, os participantes têm a oportunidade de encontrar todas as soluções para sua empresa, além de fazer networking e se atualizar profissionalmente por meio de palestras e conteúdos qualificados. 

Sobre a NürnbergMesse Brasil

A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse e uma das maiores promotoras de encontros de negócios do país. Com um portfólio composto por mais de 10 eventos, todos líderes em seus mercados de atuação, a companhia movimenta diversos segmentos da economia nacional, com alto nível de profissionalismo e competência.

Posts Similares