Teuto 76 anos: compromisso com a inovação

para alcançar a longevidade

No momento em que celebra mais um aniversário, o laboratório Teuto demonstra como a busca pela inovação fez com que a empresa permanecesse durante tantos anos como referência no mercado

O mais completo parque farmacêutico da América Latina, referência no mercado nacional e internacional, comemora mais um aniversário no dia 25 de março, alcançando 76 anos. Nessas quase oito décadas a empresa reafirmou como sua cultura de renovação foi importante para continuar em uma posição de liderança e referência em um país onde a grande maioria das companhias não consegue alcançar uma longevidade sustentável. Segundo revelou o IBGE, em 2021, cerca de 60% das empresas no Brasil encerram as atividades após cinco anos em operação.

Quando o Teuto foi fundado em 1947, o Brasil ainda dava os seus primeiros passos no processo de industrialização. A infraestrutura era incipiente. O país ainda não havia se urbanizado. Também havia pouca mão de obra qualificada.  Em meio a essa realidade, o Teuto começou sua história com uma cultura muito bem estabelecida e acreditando que a longevidade seria alcançada ao apostar na inovação dos processos e valorizar seus colaboradores.

Maria Regina P. Tironi, Gerente da T.I., é a colaborada com mais tempo no Teuto: completou 30 anos em fevereiro. Ela explica como a empresa conseguiu alcançar o sucesso e se manter como referência por todos esses anos. “Acredito que o principal motivo para o sucesso duradouro seja o incentivo constante à inovação. A empresa em nenhum momento se manteve em situação confortável frente ao assunto. Pelo contrário, ela sempre teve esse compromisso com a inovação e isso faz total diferença para se manter em alto nível de crescimento por tanto tempo.”

Formada em Computação e Matemática, Maria Regina encontrou colocação rapidamente após a conclusão do curso, quando o entendimento e a importância da sua função era muito diferente dos tempos atuais. Entretanto, no Teuto ela anteviu uma cultura que iria valorizar a importância de uma área pouco explorada naquela época, mas que hoje é um departamento central e indispensável para quem almeja alcançar sucesso e longevidade.

Ela explica que o Teuto buscou dinamizar e valorizar as mudanças que se faziam necessárias. “Hoje, temos um investimento muito alto na área de tecnologia. Muito diferente do que era há 30 anos no mercado. Então, esse fomento à liberdade e autonomia faz com que áreas técnicas, como a minha, alcançassem êxito. Posso falar que essa constante inovação fez com que a minha trajetória de 30 anos fosse tão desafiadora e me trouxesse essa realização profissional”, argumenta.

O compromisso com a inovação, como bem ilustra o caso de Maria Regina, permitiu que a empresa alcançasse e se mantivesse durante todos esses anos como uma das líderes do mercado farmacêutico. Essa visão do Teuto, de sempre ser um campo fértil para as novidades, buscando reter a sua mão de obra, está em linha com a cultura praticada pelos seus fundadores, como defendia Valterci Melo. Durante esses 76 anos essa foi a tônica: incentivar e estimular os empregados a se comprometerem com as inovações tecnológicas. E, assim, somar esforços para crescer, buscando alcançar o sucesso duradouro.

Sobre o Teuto

Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus colaboradores, clientes e parceiros, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.

Posts Similares