Fonte especialista para abordar envelhecimento da população brasileira

Falta de representatividade, preconceito, exclusão do mercado de trabalho, direitos desrespeitados são alguns dos problemas que rondam os idosos

REPRESENTATIVIDADE DE IDOSOS

Doutor em Comunicação Valmir Moratelli analisa as complexidades do envelhecimento no livro A Invenção da Velhice Masculina. Fruto de um extenso trabalho de pesquisa, a obra mergulha nas entranhas da representação dos idosos ao longo da História, desde as antigas civilizações até hoje. Valmir aborda como a estética da juventude se sobrepõe à diversidade de experiências dos mais velhos, especialmente na cultura audiovisual. Revela, ainda, como o cinema e a TV lidam com a representação da velhice masculina e, muitas vezes, contribuem para a construção de estereótipos que perpetuam a invisibilidade dessa população. O autor entrevistou os atores Antônio Fagundes e Antônio Pitanga sobre o tema.

A EXPERIÊNCIA DE ENVELHECER

Pesquisadora de envelhecimento, empreendedora e escritora Maria Tereza Gomes, 58 anos, dá voz aos desafios relacionados à idade ao reunir uma seleção de artigos intimistas em Coisas que aprendemos com o tempo. Enquanto expõe a própria experiência de envelhecimento, ela também imprime um tom jornalístico ao entrevistar especialistas em busca de respostas para os dilemas de quem “tem mais passado que futuro”, como saúde e mercado de trabalho. Maria Tereza destaca a revolução da longevidade, fenômeno global que está mudando também a pirâmide etária brasileira.

DIREITOS DOS IDOSOS

O envelhecimento saudável e funcional, que inclui qualidade de vida e habitação, saúde sexual e o respeito ao declínio físico, psíquico e social do idoso, entra em debate na obra coletiva Tratado da Pessoa Idosa. O volume, coordenado pela pós-doutora em Direito da Bioética Regina Beatriz Tavares da Silva, engloba a importância da estimulação cognitiva, o dever estatal de atendimento às necessidades básicas das pessoas que passaram dos 60 anos e aspectos da previdência social. Os estudos desta obra são assinados por professores, advogados, promotores, procuradores e juízes, e resultam da troca de profundos conhecimentos e largas experiências durante congressos internacionais, favorecendo amplo debate a respeito da (des) valorização do idoso.

Posts Similares