Soluti consolida liderança no mercado nacional

Líder há cinco anos no mercado de certificação digital brasileiro, o Grupo Soluti desenvolveu aplicativo que certifica empresas e pessoas em menos de 30 minutos (o que antes levava até uma semana)

O Grupo Soluti consolida a sua liderança no mercado brasileiro de Certificação Digital pelo quinto ano consecutivo. Somente nos últimos 12 meses (setembro de 2022 a agosto de 2023), a empresa de tecnologia emitiu 1,96 milhão de certificados digitais no Brasil. Em 2015, ocupava a 5ª posição no ranking nacional, atrás da Serpro, Valid, Certisign e Serasa. Em apenas três anos, deu um salto em inovação e passou a ocupar a primeira colocação no ranking.

O mercado de Certificação Digital está em franco crescimento no Brasil, com aumento de 12% nos últimos 12 meses, passando de 8,095 milhões para 9,065 milhões de emissões, segundo levantamento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Para o Gerente Executivo da Soluti, Charles Brasil, o crescimento da empresa em curto tempo é devido a força do cooperativismo entre os parceiros. “O salto se deu quando a Soluti entendeu que dava para fazer essa escala por meio dos parceiros. Apresentamos o nosso sistema, que ao mesmo tempo é simples e robusto, e trouxemos parceiros do Brasil todo para perto da gente. Dividimos a nossa estratégia comercial com eles e, em pouco tempo, os parceiros evoluíram e trouxeram muita gente, com investimento pesado em suas regiões”, explicou.

Pioneiro no desenvolvimento do certificado em nuvem (on line), o Grupo Soluti tem se destacado pela tecnologia de ponta, segurança dos dados e acessibilidade aos serviços oferecidos. Com a certificação Bird ID, qualquer pessoa física ou jurídica consegue a certificação em menos de 30 minutos.

A Soluti foi pioneira porque já desenvolvia sistemas com soluções integradas, criptografia, inteligência artificial e privacidade de dados antes do início da pandemia da Covid-19, em 2020.  “Nós somos a primeira autoridade certificadora do Brasil e também fomos a primeira a desenvolver o modelo de certificação transacional e passamos a vender as assinaturas. Assim, o cliente tem a liberdade de comprar quantas assinaturas precisar”, pontua Charles Brasil.

A certificação digital, já usada por diversos setores da sociedade, inclusive o jurídico, segue altos padrões de segurança e requer pouca ou quase nenhuma infraestrutura para funcionamento. A Soluti oferece ao cliente cinco opções: Certificado Digital ICP Brasil, Certificado Bird ID, Recarga Bird ID, Certificado SSL e o ID Fly.

Aplicativo Bird ID

Com o aplicativo Bird ID, desenvolvido pelo Grupo Soluti com foco na experiência do cliente e do usuário, não há mais a necessidade da utilização de mídias físicas e a emissão de certificações se tornou muito mais fácil. Com acesso à internet e um celular na mão, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode emitir um certificado.

O aplicativo funciona como um gerenciador de certificados, por meio de um processo de renovação automática. Serviços como abertura de empresas, contratos de aluguéis, compra e venda de imóveis, certificações em cursos, transferência de veículos, entre outros, podem ser feitos de forma simples, rápida, segura e acessível.

“Inicialmente, o processo de certificação era muito burocrático, onde havia um cartório filiado e a pessoa tinha que agendar e aguardar em fila. O que levava cerca de uma semana para aprovação do certificado. Com as autoridades de registro, a aprovação passou a ser feita de forma mais prática e rápida. Na pandemia, veio também a videoconferência, permitindo que qualquer pessoa, de qualquer parte do Brasil, pudesse fazer uma reunião e conseguir a aprovação”, explica Charles Brasil.

O gerente executivo da Soluti diz que, atualmente, o modelo de aprovação via emissão online é o mais avançado do mercado. Para ele, a perspectiva futura é a expansão para pessoa física (PF), permitindo que todos tenham acesso à certificação digital.

Charles Brasil destaca ainda que o grande diferencial do Grupo Soluti é o alto investimento em tecnologia de ponta. “Temos o primeiro Data Center Tear 3 do mercado brasileiro. Trouxemos soluções inéditas para o mercado da saúde e agora estamos trazendo soluções para o mercado de fintechs e bancos, onde todos os colaboradores utilizam o certificado para validação de processos internos” concluiu Charles Brasil.

Saiba mais

O Grupo Soluti nasceu em 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de certificação digital, em Goiânia (GO), e atualmente é líder nacional em emissão de Certificado Digital ICP-Brasil. Conta com aproximadamente 600 colaboradores diretos em todo Brasil.  Nos últimos anos tem ampliado a sua atuação, tornando-se uma empresa de soluções tecnológicas, expandindo a sua presença no mercado nacional e internacional. Em 2023, lançou no mercado a empresa Everest Digital, com o primeiro Data Center Tier III do Centro-Oeste do Brasil. Também tem investido na aquisição de empresas de tecnologia. A mais recente foi a compra da Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura IntelliSign.

Foto: Charles Brasil, gerente Executivo da Soluti (crédito: divulgação)

Mais informações:

VERSA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Evandro Bittencourt: (62) 99975.7911

Jarbas Rodrigues Jr: (62) 99977.0784

versaestrategica@gmail.com

Posts Similares