Concurso Público Nacional no Distrito Federal e em Goiás: saiba quantos estão inscritos em cada cidade

Mais de 285 mil candidatos farão as provas do concurso no DF e em Goiás, daqui a um mês, no dia 5 de maio

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está na sua reta final. As provas serão aplicadas daqui a um mês, no dia 5 de maio, em 228 municípios do país. Somente no Distrito Federal e em Goiás, são 285.862 inscritos.

No DF, a prova do CPNU será aplicada em Brasília/DF, que foi a cidade campeã de inscrições no concurso, com 220.442 candidatos. Já Goiás registrou a inscrição direta de 65.420 pessoas.

Oito cidades goianas do entorno do DF foram adicionadas posteriormente: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás. Esses municípios somaram-se aos 220 que já haviam sido definidos como locais de aplicação da prova, totalizando 228.

Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Confira abaixo o número de inscritos em cada um dos locais de prova do Distrito Federal e de Goiás:

TOTAL DE INSCRITOS POR CIDADE

DF BRASÍLIA220.442GO ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS 2.671GO APARECIDA DE GOIÂNIA 6.584GOCATALÃO1.181GOCIDADE OCIDENTAL 2.088GO FORMOSA 2.389 GO GOIANÉSIA 759GOGOIÂNIA31.882GO IPORÁ 454GOITUMBIARA1.097GO LUZIÂNIA 3.347GOMINEIROS501GONOVO GAMA1.624GOPLANALTINA1.775GO PORANGATU 520GO RIO VERDE 1.270GO SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO 774GOVALPARAISO DE GOIAS 6.504

Ofício

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame. A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o CPNU será realizado, no dia 05 de maio, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.

Para viabilizar a logística e segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve, inclusive, a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

Posts Similares