Receita Federal, Polícia Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional combatem sonegação fiscal praticado por grupo econômico

A Receita Federal (RFB), em conjunto com a Polícia Federal (PF) e com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), a Operação Sucata tendo como alvo um grupo empresarial que deve mais de 5 bilhões de reais à União Federal decorrentes de autuações tributárias. 

A operação teve origem em investigações realizadas pela Receita Federal, as quais apontaram que um grupo de empresários criou mais de 50 empresas, a maioria delas “fantasmas”, para burlar o pagamento de tributos. Além disso, se valiam de laranjas e “testas-de-ferro” para não serem responsabilizados pelas dívidas tributárias. 

Foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro/RJ e Duque de Caxias/RJ. Participam do cumprimento dos mandados 58 policiais federais e 18 Auditores-Fiscais e Analistas Tributários da Receita Federal. 

Simultaneamente à deflagração, uma decisão judicial obtida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional determinou o bloqueio de todos os bens do grupo empresarial para assegurar o pagamento da dívida tributária. Entre os bens que serão indisponibilizados legalmente, constam mais de 40 imóveis, avaliados em cerca de R$ 38 milhões; mais de 120 veículos, incluindo carros de luxo; um iate avaliado em R$ 14 milhões; e dinheiro depositado em contas bancárias pertencentes aos envolvidos, ainda a ser quantificado. 

Posts Similares