Gustavo Pimenta é o novo presidente do Conselho de Administração da VLI

Companhia anuncia, ainda, a manutenção de Mônica Herrero na posição de conselheira independente

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – anuncia a escolha de Gustavo Pimenta como novo presidente do Conselho de Administração da companhia, para mandato de um ano. Pimenta é vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores na Vale e sucede a Luciano Siani no desempenho da função. O executivo tem sólida carreira em companhias multinacionais, tendo exercido previamente à sua passagem pela Vale o cargo de CFO Global na AES Corporation, onde liderou o reposicionamento mundial da marca para uma empresa focada em ESG e baixo carbono, participando, também, de inciativas de diversidade e inclusão no grupo. Formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e com mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas, Pimenta foi também vice-presidente de Estratégia e Fusões e Aquisições do Citibank, em Nova York, além de ter sido membro de diversos conselhos de empresas, como AES Gener (Chile) e AES Clean Energy (EUA).

“O Conselho de Administração da VLI tem participação ativa na tomada de decisão da companhia em vários escopos, do ESG ao planejamento estratégico. Pretendo contribuir para a continuidade do crescimento sustentável da VLI, bem como no atingimento de metas socioambientais já traçadas, em temas como redução da pegada de carbono, diversidade e inclusão e geração de legado nas comunidades onde a companhia se faz presente”, diz Pimenta.

A VLI anuncia, ainda, a permanência de Mônica Stefanini Herrero como conselheira independente no Conselho de Administração. A posição, criada em maio de 2022, é um avanço que coloca a VLI como uma referência no rol de companhias de capital fechado, uma vez que não possui obrigação legal ou regulatória de ter membros independentes no seu Conselho de Administração.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da prestação de serviços multimodais, que envolvem a integração de portos, ferrovias e terminais, gerando eficiência e valor para o negócio dos clientes e para a economia brasileira. A companhia engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Posts Similares