Uso indiscriminado de corticoides pode levar ao desenvolvimento do glaucoma


  
 
Colírios, spray nasal e pomadas à base de corticoides são responsáveis por cerca de 25% dos casos de glaucoma em criançasSão Paulo, 4 de outubro 2023 – O glaucoma induzido por corticoides em crianças representa 25% dos glaucomas adquiridos na infância. O uso de medicamentos à base de corticoides na infância é relativamente comum. Porém, esta classe farmacológica tende a elevar a pressão intraocular (PIO), o que aumenta o risco de desenvolver um glaucoma secundário.
 
Uma das razões da incidência relativamente alta do glaucoma induzido por corticoides em crianças é que esta população apresenta uma resposta mais rápida no aumento da pressão intraocular durante uso destes fármacos. Em geral, este tipo de glaucoma é mais comum em crianças abaixo dos 10 anos de idade.
 
Segundo Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista especialista em glaucoma, quanto mais próximo do centro do olho o medicamento à base de corticoide for administrado, maior é a chance de aumento da pressão intraocular. “Em geral, os colírios com este fármaco representam um risco importante, bem como corticoides inaláveis e em forma de cremes ou pomadas”.
 
Corticoides também podem causar glaucoma em adultos
 
Estima-se que de 30 a 40% dos adultos saudáveis e quase todos os pacientes com diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto apresentam elevação da pressão intraocular após o uso de medicamentos à base de corticoides.
 
Os principais fatores de risco para uma resposta ruim aos esteroides incluem:
 Alta miopiaDiabetes tipo 1Distúrbios do tecido conjuntivo (por exemplo, artrite reumatoide), dispersão de pigmentos, recessão angular traumáticaGlaucoma primário de ângulo abertoCeratoplastia penetrante préviaDuração da terapia com esteroides e a potência anti-inflamatória do esteroideHistórico familiar de glaucoma 
Por que o corticoide aumenta a pressão intraocular?
 
A pressão intraocular é controlada pela produção e escoamento do humor aquoso. Os corticoides alteram a drenagem do humor aquoso e isto aumenta a PIO. “Porém, é importante dizer que a elevação da pressão dentro do olho pode demorar dias ou até semanas após o uso de corticoides, sem sinais e sintomas aparentes”, diz a oftalmologista.
 
Como o glaucoma é uma doença silenciosa, este aumento da PIO pode causar danos permanentes no nervo ótico. Estas lesões podem, finalmente, levar à cegueira irreversível.
 
O que você precisa saber sobre os corticoides
 
Quando o uso dos corticoides é interrompido, a pressão do olho apresenta uma tendência de voltar ao normal. O problema reside em pessoas que precisam usar medicamentos à base de corticoide para tratar doenças sistêmicas.
 
Um estudo mostrou que cada semana de uso de corticoides ao longo da vida aumenta em 4% o risco de desenvolver um glaucoma induzido por estes fármacos. “Desta maneira, as pessoas que apresentam fatores de risco para desenvolver um glaucoma devem evitar, ao máximo, usar corticoides”, alerta Dra. Maria Beatriz.
 
“Caso o uso do corticoide seja imprescindível, seja em forma de colírios ou tópico, é mandatório realizar acompanhamento oftalmológico regular para medir a PIO. Outra ressalva é que o uso indiscriminado de medicações à base de corticoide também acelera o desenvolvimento da catarata”, adiciona a médica.  
 
Tratamento: meta é reduzir pressão intraocular
 
O objetivo do tratamento do glaucoma é interromper a progressão da doença, ou seja, evitar a perda irreversível da visão. Isto depende do controle da pressão intraocular. Há diversos recursos como colírios, cirurgias a laser, implante de stents e outros tipos de cirurgia.
 
“A intervenção precoce no glaucoma induzido por corticoides pode alterar o curso da doença. Vale dizer ainda que o a doença é silenciosa. Quando a pessoa percebe alguma mudança na visão, é um sinal de que já ocorreu perda do campo visual”, finaliza a médica.

Posts Similares