Sabia que 80% dos casos de cegueira podem ser evitados? 7 dicas para prevenir

*Por Renan Oliveira, Fundador e Diretor Médico da Verai  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis se as principais doenças oculares fossem diagnosticadas a tempo e tratadas corretamente. Contudo, globalmente, cerca de 1,3 bilhões de pessoas têm alguma condição visual que não permite enxergar bem. 

No Brasil, estima-se que 1,5 milhões de pessoas são cegas, conforme dados de 2019. A melhora da visão pode contribuir para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 itens interconectados, que envolvem questões de saúde e a erradicação da pobreza, por exemplo. Um relatório da entidade mostrou que a saúde visual impacta diretamente 8 dos 17 objetivos e afeta indiretamente todos. 

Por mais que a visão seja algo tão fundamental, ainda falta muita conscientização no país, além de não haver a cultura de ir ao oftalmologista e cuidar dos olhos. Segundo pesquisa do Ibope, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 34% dos brasileiros nunca se consultaram com um médico oftalmologista. 

Os exames preventivos são imprescindíveis. Quando se fala em saúde dos olhos, é preciso atuar antes de começar os sintomas, porque muitos deles caracterizam perdas irreversíveis. Por isso, é necessário difundir cada vez mais informações sobre esse tema. Veja a seguir sete dicas para prevenir a cegueira e cuidar bem da sua visão. 

1 – Marque um exame oftalmológico 

O exame oftalmológico pode detectar alterações precocemente e evitar um problema ocular futuro. A melhor forma de prevenção é realizar consultas regulares ao oftalmologista, mesmo na ausência de sintomas. 

2 – Use óculos de grau, se precisar  

Para quem precisa, os óculos de grau ajudam a enxergar de forma mais nítida e diminuem o esforço excessivo da musculatura dos olhos, evitando o cansaço ocular e as dores de cabeça associadas. Existem lentes com tecnologias específicas que trazem benefícios adicionais para cada caso. 

3 – Conheça seu histórico familiar de problemas na visão 

Várias doenças oculares são de origem hereditária, por isso são mais comuns quando há outras pessoas afetadas na família. Alguns exemplos são a miopia, o glaucoma, o ceratocone e diversas enfermidades genéticas da córnea e da retina. 

4 – Use óculos escuros em dias de sol forte 

Óculos de sol com proteção UVA e UVB evitam que a radiação solar cause danos aos olhos. A exposição excessiva ao sol sem proteção pode causar problemas como catarata, pterígio, tumores oculares e doenças na retina. 

5 – Use óculos de proteção durante atividades de risco 

Uma importante causa de cegueira é o trauma ocular. Lesões oculares graves podem acontecer durante o trabalho em fábricas ou construção civil, na prática de alguns esportes ou em brincadeiras de criança com objetos pontiagudos.  

6 – Estimule hábitos visuais saudáveis nas crianças para evitar a miopia 

A miopia pode aumentar rapidamente em crianças, levando à alta miopia, uma condição associada a problemas graves como degeneração macular, descolamento de retina e glaucoma. 

Para o desenvolvimento natural do olho e a prevenção da miopia, as crianças devem passar pelo menos duas horas por dia ao ar livre e evitar o uso prolongado de eletrônicos próximos aos olhos. 

7 – Tenha hábitos de vida saudáveis 

Praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada e não fumar são hábitos saudáveis que reduzem muito o risco de doenças que podem afetar a visão, como hipertensão e diabetes. Se você tem essas condições, controle-as com o seu médico. 

Sobre a Verai  

A Verai alia tecnologia, design e oftalmologia para melhorar os cuidados com a visão. A empresa teve sua origem em 2016, durante uma competição de inovação em saúde no MIT em Cambridge, EUA, conquistando o primeiro lugar na categoria de cuidados crônicos. Em 2019, recebeu o prêmio internacional “VR for Impact” da HTC, empresa chinesa líder em headsets de realidade virtual, graças ao conceito do Meeye’s Magic Show, uma experiência lúdica em VR capaz de identificar problemas visuais de maneira inovadora. A apresentação ocorreu no festival Games For Change 2019, em Nova York. Em 2023, a Verai lançará sua plataforma SaaS voltada para oftalmologia, com o objetivo de simplificar e aprimorar a jornada de saúde visual para pacientes e oftalmologistas. Para mais informações, visite: https://ver.ai 

Posts Similares