O que você precisa saber antes de consumir barras protéicas e até de frutas

Corantes alimentícios, conservantes e aromatizantes quando consumidos em excesso, podem prejudicar a saúde e equilíbrio do organismo

O termo “comida saudável” tornou-se um chavão na sociedade atual, motivando uma busca incansável por produtos que prometem benefícios à saúde, emagrecimento e otimização da performance física. No centro dessa discussão, as barras protéicas e de frutas surgem como uma opção prática, especialmente para aqueles com uma rotina corrida ou que praticam atividades físicas regularmente. No entanto, nem todas são o que parecem ser.

Chamadas de “falsos saudáveis”, muitos desses alimentos, apesar de serem vendidos como opções nutritivas, contêm uma lista preocupante de conservantes, corantes e outros aditivos químicos. Estes ingredientes são adicionados para melhorar a aparência, sabor, textura e vida útil do produto, mas podem ter consequências negativas para a saúde.

O consumo excessivo de alguns conservantes tem sido associado a problemas de saúde como reações alérgicas, problemas digestivos, síndrome do intestino irritável e até mesmo riscos carcinogênicos em doses elevadas. Já sobre os corantes, muitos são derivados de produtos químicos e têm sido associados a diversos problemas no organismo, que vão desde as alergias até questões mais graves, como irritações na mucosa do estômago  podendo até causar problemas respiratórios. Esses aditivos também podem interferir no processo metabólico do organismo.

Além desses aditivos, é importante também olhar para o conteúdo de açúcares e adoçantes chamados de “naturais”, mas que somatizam problemas digestivos graves. Nas barras, ao tentar entregar um sabor atraente, é comum as marcas recorrerem a grandes quantidades de açúcares, mascarando-o como “xaropes naturais”, “adoçantes naturais” ou “açúcares orgânicos”. No final das contas, o consumo frequente de alimentos com sabor excessivamente doce pode levar a problemas metabólicos, ganho de peso e outras complicações.

Para o consumidor consciente, é vital analisar os rótulos e entender exatamente o que está ingerindo. Nem toda barrinha proteica é criada igualmente, e muitas delas podem ser mais semelhantes a doces disfarçados de saúde do que a uma opção nutritiva de verdade.

Selva & Paz entrega sabor e saúde em seus produtos

Por outro lado, a empresa Selva & Paz vem se destacando como uma ótima novidade no setor. Com uma abordagem diferente, esta marca oferece barras de super frutas desidratadas feitas de forma artesanal, que são, simultaneamente, orgânicas, veganas e livres de açúcar, glúten e conservantes.

Ao invés de utilizar ingredientes ultra-processados, a Selva e Paz utiliza frutas inteiras na composição, garantindo a preservação do máximo de conteúdo nutricional. A técnica da desidratação em baixa temperatura, além de manter grande parte dos nutrientes, dá ao produto uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais. O cardápio é variado, contando com opções como Banana da Terra Orgânica; Cacau & Banana Orgânica; Coco, Cacau & Banana Orgânica e Cupuaçu & Banana Orgânica – todos em apresentações de 30 gramas.

Gudrun Gotsch, fundadora da Selva e Paz, é enfática ao falar sobre a visão da empresa: “Somos comprometidos com a promoção do bem-estar das pessoas e a saúde do planeta. Acredito que isso começa com a comida com que nutrimos nosso corpo”. E acrescenta, destacando o papel inovador de sua empresa no mercado.

 “Nossas barras de super frutas desidratadas são nossa resposta para a redução do consumo de açúcar e promoção de uma alimentação mais nutritiva, íntegra e balanceada”, aponta ela.

A visão da empreendedora não se limita apenas à saúde dos consumidores. A Selva e Paz adota uma filosofia agroflorestal em suas práticas de produção, garantindo respeito à natureza e uma contribuição efetiva para a conservação de ecossistemas.

Sobre Selva e Paz: 

A marca foi criada pela agroflorestora Gudrun Gotsch. Localizada no sul da Bahia, a empresa produz barras artesanais de super frutas como cacau, coco, banana e cupuaçu. A composição dos alimentos não apresenta açúcar, glúten ou conservante, além de ser orgânica, minimamente processada, vegana e agroflorestal. A Selva & Paz faz parte do ecossistema de negócios de impacto da Regenera Ventures.

Sobre Regenera Ventures:

A Regenera Ventures é uma holding que fomenta negócios de impacto. É detentora de 100% de participação na empresa de alimentos Viva Regenera, no e-commerce Viva Floresta e na marca de autocuidado sustentável Viva Plantopia, além de atuar como investidora e venture builder em projetos como o da Cookoa Chocolates, Agroforestry Carbon, Mate Guayrá e Selva & Paz. 

Posts Similares