Como o abuso de álcool, dores e insônia podem estar relacionados ao stress

Especialistas debatem como o gerenciamento do stress pode ser uma ferramenta importante no cotidiano

Todos os dias vivemos situações que representam ameaça. Elevador que demora,  uma reunião mal sucedida e até o trânsito de uma grande cidade que já sabemos ser caótico em muitos horários, nosso corpo vai disparar o cortisol (hormônio do stress) na corrente sanguínea para nos proteger, e aí decidimos se vamos lutar ou fugir. Desde o tempo das cavernas é assim. Mas agora, com todas as informações disponíveis, é nossa responsabilidade gerenciar as emoções diante das situações. Essa é a habilidade do presente. 

Um estudo realizado em São Paulo e Porto Alegre, com 1000 homens e mulheres entre 25 e 65 anos, revelou uma série de descobertas sobre os efeitos do stress na saúde física, emocional e comportamental. A pesquisa, conduzida pela ISMA-BR, examinou os impactos do stress em diferentes aspectos da vida e, surpreendentemente, ou não, dados sobre os impactos físicos, emocionais e comportamentais foram relatados. Dores musculares, cansaço excessivo, insônia, ansiedade, angústia, preocupação excessiva, uso de medicamentos, bebidas alcoólicas e até alterações no apetite.

Vale destacar que muitos participantes relataram mais de um sintoma de stress, abrangendo as três vertentes mencionadas. A pesquisa identificou também que 54% das pessoas com níveis elevados de stress, apresentavam comportamentos agressivos, enquanto 46% mostravam atitudes passivas, frequentemente associadas a sentimento de culpa. Os resultados revelaram que o desempenho dos profissionais com níveis elevados de stress é, em média, 30% menor do que seus colegas menos estressados.

Existem algumas possíveis causas para o stress profissional, são elas: A sensação de desvalorização, insatisfação em relação ao trabalho, desmotivação para realizar suas funções; O Presenteísmo (é o que configura uma forma de ausência em que o trabalhador se apresenta a seu posto de trabalho, mas é incapaz de se dedicar completamente às suas tarefas) e as Emoções Reprimidas.

Diante dos resultados desta pesquisa, houve a iniciativa do primeiro evento de conscientização e capacitação sobre gerenciamento de stress no Brasil, que está agendado para o dia 04 de Setembro. Esse evento on-line reunirá mais de 10 especialistas em saúde mental, líderes empresariais e profissionais de diversas áreas para discutir estratégias eficazes para lidar com o stress no ambiente de trabalho e, também, na vida cotidiana.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do site: https://eventos.ismabrasil.com.br/

Posts Similares