Avanços da Medicina Nuclear diminuem efeitos colaterais no tratamento do câncer de próstata

Lutécio PSMA surge como destaque na revolução do cuidado de pacientes com câncer de próstata em estágio avançado

São Paulo, dezembro de 2023 – A terapia inovadora Lutécio PSMA, oferecida pela Medicina Nuclear, destaca-se como uma alternativa promissora no tratamento do câncer de próstata em estágio avançado, especialmente para pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (CPRC), representando uma opção diferenciada em comparação com os métodos convencionais de quimioterapia, incluindo a diminuição de efeitos colaterais, que são normalmente boca e olhos secos.  

Essa abordagem reside no uso da molécula PSMA-1, marcada com lutécio radioativo e aplicada por meio de um processo de ionização, método que demonstra eficácia na destruição das células malignas do câncer de próstata. A terapia resulta em um avanço significativo no tratamento desse tipo de neoplasia, trazendo uma perspectiva de redução de lesões e, em alguns casos, remissão da doença, possibilitando mais qualidade de vida aos pacientes. 

O Dr. Dalton Alexandre, coordenador da Medicina Nuclear da Dasa, maior rede de saúde integrada do país, e do Hospital Santa Paula, líder no tratamento, comenta sobre essa inovação: “A precisão e eficácia dessa terapia oferecem um cenário promissor, proporcionando resultados terapêuticos notáveis com mínimos efeitos colaterais. É uma abordagem que redefine o panorama do tratamento desse tipo específico de câncer. “Um estudo apresentado no último Congresso Europeu de Oncologia¹, em outubro deste ano, revelou resultados notáveis do tratamento de pacientes em estágio avançado. No grupo que recebeu o tratamento, 21% alcançaram resposta completa, enquanto o grupo sem o tratamento registrou uma resposta de aproximadamente 3%.  

Esses benefícios também foram destacados pelo Congresso Americano de Oncologia (ASCO)² em junho de 2020, onde o PSMA Lutécio-177 evidenciou respostas oncológicas superiores e menor incidência de efeitos adversos graves em comparação com a quimioterapia. “Embora o método não elimine completamente os efeitos colaterais, estes são geralmente mais brandos. Enquanto a quimioterapia está associada a efeitos graves, incluindo efeitos hematológicos, os efeitos do Lutécio tendem a ser mais restritos, geralmente manifestando-se como boca e olhos secos.”, completa o especialista. 

Referências: 

  1. ESMO 2023: PSMAfore Phase 3 Trial of [177Lu]Lu-PSMA-617 in Taxane-Naive Patients with Metastatic Castration Resistant Prostate Cancer. Disponível em: https://www.urotoday.com/conference-highlights/esmo-2023/esmo-2023-prostate-cancer/147587-esmo-2023-psmafore-phase-3-trial-of-177lu-lu-psma-617-in-taxane-naive-patients-with-mcrpc.html  
  2. Lu-PSMA-617 versus cabazitaxel in patients withmetastatic castration-resistant prostate cancer (TheraP):a randomised, open-label, phase 2 trial. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33581798/  

Sobre o Hospital Santa Paula 

 O Hospital Santa Paula foi fundado em 1958 como Pronto-Socorro Santa Paula, atendendo principalmente pacientes do Inamps até 1987, tem hoje uma área física de 15 mil m². Conta com 170 leitos, 10 salas de cirurgia e 65 leitos para cuidados intensivos. Seu complexo hospitalar é considerado um centro de excelência na Zona Sul da cidade de São Paulo, chegando a atender cerca de 85.000 pacientes por ano em seu Pronto Atendimento e realizar cerca de 10.000 cirurgias por ano. Reconhecido por suas modernas instalações, pelo investimento constante em tecnologia de ponta e atendimento humanizado, constituindo um complexo hospitalar referenciado no pronto-atendimento e em tratamentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, oncologia e neurocirurgia.

Sobre a Dasa  

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.    

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de mil unidades no Brasil.    

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio da Dasa Empresas.     

Posts Similares