Vacina trivalente ou tetravalente? Entenda as diferenças e proteja-se da gripe

A imunização é fundamental para prevenir infecção pelo vírus da gripe e complicações da doença. E, a Droga Raia e a Drogasil explicam quais as diferenças entre a vacina trivalente e a tetravalente

São Paulo, julho de 2023 – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, são notificados cerca de 1 bilhão de casos de gripe no mundo, dos quais de 3 a 5 milhões são graves e entre 290 e 650 mil evoluem para óbito. Para evitar que a doença continue fazendo mais vítimas, anualmente, o Ministério da Saúde (MS) realiza campanhas de vacinação na rede pública e em parceria com a rede privada de saúde.

As vacinas são ferramentas cruciais na prevenção de doenças infecciosas, oferecendo proteção imunológica contra patógenos específicos. Isso porque a gripe é causada por diferentes tipos de vírus influenza, sendo o A e o B os mais relevantes para humanos. E, para cada vírus há uma vacina específica.

A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza: duas cepas de influenza A e uma cepa de influenza B. Essas cepas são selecionadas a cada ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base em dados, informações de vigilância global da gripe e com base nas cepas prevalentes esperadas para a temporada de gripe. Essas cepas são escolhidas cuidadosamente pelos especialistas em saúde pública, levando em consideração a evolução do vírus e sua probabilidade de causar doenças. A vacina trivalente é composta por antígenos (proteínas) dessas três cepas de vírus, que ajudam a estimular uma resposta imunológica e a proteger contra a gripe.

Já a vacina tetravalente oferece proteção contra quatro cepas ou tipos diferentes do patógeno em questão. Utilizando novamente o exemplo da vacina contra a gripe, a vacina tetravalente protege contra quatro cepas do vírus influenza, geralmente incluindo duas cepas A e duas cepas B do vírus. Essa abordagem visa ampliar a proteção contra uma gama maior de cepas do vírus influenza que podem estar em circulação durante uma temporada de gripe.

A inclusão de uma segunda cepa de influenza B na vacina tetravalente baseia-se na observação de que, em algumas temporadas de gripe, a linhagem do vírus B que não está presente na vacina trivalente pode se tornar predominante e causar doenças graves.

Resumindo, a principal diferença entre a vacina trivalente e a tetravalente contra a gripe é o número de cepas do vírus influenza que cada uma protege. Enquanto a vacina trivalente protege contra três cepas (duas de A e uma de B), a vacina tetravalente protege contra quatro cepas (duas de A e duas de B). A escolha entre as vacinas depende das recomendações das autoridades de saúde e da disponibilidade na região em que você se encontra. É sempre importante seguir as orientações dos profissionais de saúde e se vacinar anualmente para se proteger contra a gripe.

E, aqui fica o alerta da Droga Raia e da Drogasil: a imunização em massa desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças infecciosas e na proteção da saúde pública. É essencial que as pessoas sigam as recomendações de vacinação fornecidas pelos profissionais de saúde e autoridades competentes, a fim de proteger a si mesmas e suas comunidades contra doenças evitáveis.

ServiçoA vacina tetravalente está disponível em 290 farmácias da Droga Raia e Drogasil. Para garantir mais rapidez no atendimento nas farmácias é possível fazer o agendamento prévio nos sites https://www.drogasil.com.br/vacinacao/gripe ou https://www.drogaraia.com.br/vacinacao/gripe e no app da Droga Raia ou Drogasil.

Posts Similares