Após a vasectomia: conheça dois tratamentos para homens que desejam ser pais


A decisão de ter filhos é uma das mais significativas e complexas da vida. Para muitos casais, essa jornada pode incluir uma mudança de perspectiva, especialmente para aqueles que anteriormente optaram por não ter filhos e agora desejam construir uma família. Esse é o caso de homens que passaram por uma vasectomia e agora querem ser pais. Para eles, a medicina oferece duas alternativas: a reversão da vasectomia ou a fertilização in vitro (FIV). 

A reversão da vasectomia é uma cirurgia bastante delicada, realizada por microcirurgia. Ela oferece taxas de sucesso que depende de alguns fatores, dentre eles o tempo decorrido desde a vasectomia. Pacientes com menos de 8 anos de vasectomia têm taxas acima de 90% de sucesso na reversão, enquanto acima de 10 anos, essas taxas tendem a cair, porém é sempre possível reverter uma vasectomia independente do tempo.

Já a FIV é uma alternativa eficaz para homens cujas vasectomias não podem ou não querem ser revertidas ou que enfrentam outros desafios de fertilidade. A coleta de espermatozoides é realizada através de punção aspirativa do epidídimo (PESA) ou de biópsia testicular, com taxas de sucesso superiores a 95% na recuperação de espermatozoides. 

A escolha entre a reversão e a FIV é influenciada por vários fatores, incluindo o tempo de obstrução, a idade do paciente e a presença de fatores femininos, que podem afetar a fertilidade. Por isso, essa avaliação deve ser feita por um especialista. O andrologista da Clínica Origen, Rodrigo Spíndola, explica que, nesse caso é importante entender se durante o tempo que o homem estava vasectomizado houve alguma situação clínica que tenha comprometido sua capacidade de produzir espermatozóides. “A avaliação do eixo hormonal e da saúde reprodutiva do homem  é fundamental para o sucesso do tratamento. Se o paciente estava usando uma reposição hormonal, por exemplo, é necessário um tratamento prévio”, diz.

Ele alerta que, independentemente do procedimento escolhido, é essencial alinhar expectativas realistas e discutir possíveis resultados negativos com o casal. A Clínica Origen, referência em tratamentos de reprodução assistida, oferece apoio emocional e psicológico durante todo o processo. “Nosso objetivo é garantir que os pacientes estejam bem informados e preparados para qualquer resultado, fornecendo cuidados de alta qualidade e suporte emocional em cada etapa do processo”, afirma.

Sobre a Clínica Origen

A Clínica Origen é uma referência em tratamentos de reprodução assistida, oferecendo serviços abrangentes e personalizados para casais e indivíduos que desejam realizar o sonho da paternidade. Com uma equipe experiente e instalações de última geração, a Clínica Origen está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e suporte emocional em cada etapa do processo.

Imagens relacionadas

Posts Similares