Quais as causas do câncer?

Quais são as novas técnicas que estão revolucionando os tratamentos?

Você já deve ter se perguntado quais as causas do câncer. Com 704 mil novos casos previstos para o Brasil pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA, a cada ano entre 2023 e 2025, você provavelmente deve conhecer alguém acometido pela doença.

As causas são uma questão complexa e multifatorial. O câncer acontece devido a uma série de mutações genéticas que afetam o funcionamento normal das células do corpo humano. Essas mutações podem ser adquiridas ao longo da vida de uma pessoa (mutações somáticas) ou podem ser herdadas (mutações germinativas). O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese e normalmente ocorre lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Fatores internos (sistema imunológico comprometido, predisposição genética e hormônios) e riscos ambientais (alimentação inadequada, tabagismo, consumo de álcool, falta de exercícios físicos, exposição à radiação e agentes químicos) contribuem para o surgimento da doença.

Como diminuir o risco de câncer?

Para a prevenção do câncer, o INCA recomenda que:

Não fumar. Os fumantes são 10 vezes mais susceptíveis de ter câncer de pulmão se comparados àqueles que nunca fumaram.

Abandonar dietas pouco saudáveis. Prefira alimentos com fibras, grãos e com pouca gordura. Consuma frutas diariamente. Seja fisicamente ativo e mantenha um peso adequado.

Evitar a exposição excessiva ao sol. Use protetor solar (FPS 15-30) e roupas minimizando sua exposição.

Evitar o consumo de álcool. Beber grandes quantidades de álcool pode provocar câncer de boca, esôfago e fígado. Consuma com moderação especialmente se você também fuma.

Evitar a exposição ocupacional. Siga as normas para evitar exposição às radiações, agentes químicos e pesticidas.

Como a medicina de precisão vem contribuindo para os novos tratamentos? 

A medicina de precisão, ou personalizada, faz uso dos avanços de ferramentas em áreas como a genética e a bioinformática. O seu alvo principal é a área do câncer, na qual várias alterações genéticas já foram identificadas como causadoras da doença, permitindo um tratamento preciso e individualizado. O câncer é muito mais complexo do que se imaginava. Há diferenças marcantes dos mesmos tipos de tumor entre os pacientes. São como “digitais”, específicas para cada indivíduo. 

Com a medicina de precisão, os indivíduos são tratados como únicos, ao contrário, o tratamento se ajusta ao paciente. A medicina de precisão traz uma gama de benefícios. Por exemplo, numa abordagem de prevenção, ela permite investigar a susceptibilidade a determinadas patologias, mesmo antes de se manifestarem clinicamente, possibilitando um acompanhamento e até a sua prevenção. Já na questão de tratamentos, a medicina de precisão indica uma escolha de tratamento que tenha maiores chances de resultado, uma vez que é personalizada. Além disso, a medicina de precisão promove o desenvolvimento de tratamentos alternativos personalizados para indivíduos.

Dentre as novas terapias que estão revolucionando a medicina está o Teste Onco-PDOTM, desenvolvido pela Invitrocue Brasil. Trata-se de um cultivo celular tridimensional, que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo do seu tumor de origem. O Teste Onco-PDO leva em conta que cada paciente é único, e isso ajuda o médico a traçar a melhor escolha para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente aos diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas. O benefício é que o Teste Onco-PDO permite verificar especificamente o efeito de diversos medicamentos no tumor do paciente e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso. O teste é especialmente indicado para pacientes em estágio avançado, para aqueles em que se observou o retorno do crescimento do tumor após a primeira linha de tratamento, mas pode ser realizado nos demais estágios também. 

Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDO permite que o médico escolha 8 de 60 drogas para testagem e o resultado demonstra como as células responderam em laboratório. O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente reagiram aos diferentes tratamentos testados. O Teste Onco-PDO está disponível para coletas em todo o Brasil. Para mais informações, consulte a Invitrocue Brasil.

Sobre a Invitrocue Brasil             

A Invitrocue Brasil iniciou suas operações no país em 2020, desenvolvendo e comercializando diversas tecnologias bioanalíticas, entre elas a cultura de células 3D. 

Responsável Técnico no Brasil: Invitrocue Brasil – Dra. Danielle Ferreira (CRBM: 42180 – 1ª Região) 

Posts Similares