Migração de bactérias pela uretra abre portas para infecções urinárias em cães e gatos

Especialista alerta que alguns microrganismos podem trazer riscos à saúde humana

Infecções bacterianas do trato urinário (ITUs) em cães e gatos são bem frequentes. Podem ser ocasionadas por diferentes bactérias, sendo as Gram-negativas responsáveis por 75% dos casos, com maior destaque para a Escherichia coli (E. coli). “A enfermidade acomete tanto machos quanto fêmeas e podem ser mais frequentes nos pets acima dos cinco anos de vida”, explica o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

“O trato urinário é um ambiente estéril e a doença geralmente ocorre pela migração de bactérias presentes na microbiota intestinal por meio da porção distal da uretra. Estas bactérias irão colonizar toda a extensão da uretra, chegando até a bexiga, ureteres e rins”, completa Jaime.

As bactérias responsáveis pela infecção geralmente fazem parte da flora bacteriana intestinal. A migração destes microrganismos ocorre pelo desequilíbrio da microflora da porção distal da uretra, que tem papel importante como barreira natural no controle da infecção, além da queda de propriedades antimicrobianas da urina, na imunidade local e sistêmica. Todos esses são mecanismos de defesas naturais que evitam as infecções.

Jaime destaca que “outros fatores podem estar associados à infecção urinária em cães e gatos, como a formação de cálculos, alterações anatômicas no estreitamento da uretra e algumas doenças, como diabetes e obesidade, além da baixa frequência de atividade física, alimentação inadequada e uso prolongado de corticoides”. Apatia, dor, aumento na frequência urinária, redução no volume urinário, odor intenso e até a presença de sangue são alguns sintomas que podem ser observados nos animais acometidos.

Para o tratamento das infecções, principalmente às associadas à E. coli, a amoxicilina é um dos antimicrobianos de destaque. É por isso que a Vetoquinol Saúde Animal desenvolveu Clavaseptin® P – que combina a amoxicilina ao ácido clavulânico em comprimidos altamente palatáveis para facilitar a administração. “Por mais que seja uma solução muito eficiente, é extremamente importante que o médico-veterinário seja consultado para avaliação do quadro clínico, diagnóstico e posterior indicação do melhor tratamento de acordo com o quadro do animal”, ressalta o médico-veterinário.

Escherichia coli possui elevado potencial zoonótico, podendo ser transmitida dos animais aos seres humanos, ressaltando a importância do papel do médico-veterinário na prevenção e tratamento das ITUs em cães e gatos e sua importante contribuição para a saúde pública.

Clavaseptin® P faz parte de um grande portfólio de soluções da Vetoquinol, que visa devolver aos animais de companhia o conforto e o bem-estar, combatendo diferentes agentes infecciosos. Apoiada pelo uso de modernas tecnologias, a companhia celebra 90 anos de fundação e o trabalho árduo para fornecer aos médicos-veterinários e seus pacientes variadas opções de tratamentos contra inúmeros patógenos que podem ser compartilhados com os humanos.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação – celebrados em 2023 – a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades há 12 anos, desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019. No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). Para mais informações, contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita: 0800 741 1005. Ou acesse www.vetoquinol.com.br.

Irvin Dias

Posts Similares