Saiba se a gasolina aditivada é a melhor opção para o veículo

Especialista explica quais os benefícios do uso do combustível e como ele impacta no motor

O Brasil possui uma frota de veículos de cerca de 120 milhões de unidades, das quais a maior parte (61 milhões) é de automóveis, seguida de quase 27 milhões de motocicletas. Os dados são do Ministério dos Transportes e se referem ao mês de dezembro de 2023. Neste cenário, a venda de combustíveis no país cresceu em 4,8% no ano passado, para 129,6 bilhões de litros. O cenário é puxado pela alta no consumo de gasolina, que subiu 6,9% e alcançou 62,2 bilhões de litros. Com esse crescimento, o motorista pode ficar em dúvida na hora do abastecimento: afinal, a melhor opção é a a gasolina comum ou a aditivada? 

Nos dois casos, o combustível é formado pela mesma quantidade de componentes: são 73% de gasolina e 27% de etanol. A diferença está em alguns itens que a versão aditivada recebe e que podem beneficiar o funcionamento do motor do veículo, conforme explica o diretor de Novos Negócios e Marketing da ON Petro, José Debiasi. A empresa trabalha no ramo da distribuição de combustíveis, e possui atuação com rede de postos. “Essa opção recebe elementos como detergentes e dispersantes. Dentro do veículo, eles podem ajudar na limpeza para evitar o acúmulo de substâncias nas peças. Esses resíduos comprometem o funcionamento do motor”, afirma.

Seja em uma viagem ou no uso do veículo em trechos urbanos, a gasolina aditivada pode ser uma saída interessante para os motoristas, em especial a longo prazo. “Ainda que essa opção possa aparecer mais cara em alguns pontos de venda, ela pode demandar menor manutenção do veículo futuramente, pois garante mais limpeza às peças do motor durante o uso dos componentes”, diz Debiasi. 

O excesso de resíduos também pode prejudicar a queima do combustível durante o funcionamento do motor. Por isso, ao mesmo tempo em que a gasolina aditivada garante a limpeza dos equipamentos e partes do automóvel, também melhora a combustão. “Os bicos injetores, que são responsáveis por inserir a gasolina na câmara de combustão, quando estão limpos permitem que a substância chegue ao local de forma mais apropriada e, assim, temos melhor queima do combustível e um desempenho mais adequado conforme esperado pelo motorista”, afirma. 

Use freio motor

Outro componente útil para os motoristas, principalmente no caso de viagens ou trechos de longa distância entre uma cidade e outra, é o freio motor, que consiste na desaceleração do veículo com a diminuição das marchas com ajuda do motor. Trata-se de um auxílio às frenagens principalmente nos trechos em que a estrada passa por longas descidas. Para isso, o motorista deve tirar o pé do acelerador, deixar o automóvel em marcha mais reduzida e usar o funcionamento do motor para manter a velocidade menor durante a descida.

Segundo Debiasi, usar esse artifício garante menor consumo de combustível. “Quando usamos o freio motor, tiramos o pé do acelerador e isso reduz o consumo, pois a ingestão no motor acontece somente quando aceleramos o veículo”. Outra questão importante apontada pelo diretor de Novos Negócios da empresa é a diminuição da sobrecarga nos freios. “Em uma descida, se usarmos muito o pedal de freio para desacelerar, o consumo das pastilhas aumenta. Futuramente, isso pode gerar mais gastos com manutenção”, explica.

Contudo, Debiasi ressalta que isso não impede que o freio convencional seja utilizado. “Ele deve ser acionado sempre que necessário, inclusive em uma descida, caso o motorista identifique que é necessário evitar qualquer acidente. O uso de um sistema não impede que o outro seja acionado sempre que for preciso”, pontua. 

Tenha manutenção em dia

Mesmo que o uso da gasolina aditivada e do freio motor diminuam os custos com manutenção, isso não significa que os motoristas não precisem fazer revisões nos veículos e buscar locais especializados na substituição ou reparo das peças e componentes. “Isso vale tanto para os dias anteriores a longas viagens, quanto para o retorno das férias ou do feriado prolongado, ou para manutenções periódicas. Manter o automóvel em dia significa mais segurança para todos os usuários do veículo o ano todo”, finaliza. 

Sobre a ON Petro  

A ON Petro foi criada com o objetivo de trazer uma nova concepção na distribuição de combustíveis. Para isso, conta com o know how de um grupo de mais de 60 anos de experiência, e especialistas focados em trazer o melhor combustível para os clientes com a logística mais assertiva.

A ON Petro Distribuidora comercializa um mix de produtos nacionais e importados para manter os clientes sempre abastecidos, mesmo nos momentos de maior demanda. São eles: o Diesel S10 e Diesel S500 comum e aditivados, Gasolina Comum e Aditivada, Etanol Hidratado e ON Blue Arla 32. Seus principais clientes são Postos Bandeira Branca, TRRs e grandes empresas (agronegócio, frotistas). 

Posts Similares