No Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, entenda a importância do atendimento especializado no tratamento odontológico

Abordagens especiais garantem uma experiência positiva aos menores com transtorno do espectro autista

 Dental Beauty, espaço dedicado para a odontopediatria


O transtorno do espectro autista é um conjunto de condições que afetam o desenvolvimento, com três características que podem aparecer em diferentes proporções, em conjunto ou isoladas: alterações na fala, dificuldade de socialização e comportamento repetitivo e estereotipado. Para muitas crianças autistas, as visitas ao dentista podem ser experiências difíceis e estressantes devido a sensibilidades sensoriais, dificuldades de comunicação e comportamentos desafiadores. No entanto, avanços significativos estão sendo feitos na área odontológica para atender às necessidades específicas desses pacientes.

Um dos principais desafios no tratamento odontológico de crianças autistas é a sensibilidade sensorial. Muitas vezes, essas crianças são hiperativas a estímulos táteis, visuais e sonoros, tornando difícil a realização de exames bucais e procedimentos odontológicos. Para lidar com isso, os profissionais de odontologia estão implementando técnicas de dessensibilização gradual, que envolvem a exposição progressiva a estímulos sensoriais, ajudando as crianças a se acostumarem com o ambiente do consultório e aos instrumentos odontológicos.

“A comunicação é um desafio durante o tratamento odontológico de crianças autistas, já que muitas têm dificuldade em expressar dor, desconforto ou medo de forma verbal. Nesses casos, é fundamental que os dentistas e suas equipes estejam treinados em técnicas de comunicação não verbal e compreensão das necessidades individuais de cada criança. Estratégias como o uso de sinais visuais, linguagem simples e preparação visual antecipada podem ajudar a facilitar a comunicação durante as consultas”, explica Walter Solter, cirurgião-dentista e diretor técnico da Dental Beauty, com mais de 40 anos de experiência profissional na área da odontologia.

Outra questão importante é o comportamento desafiador que algumas crianças autistas podem apresentar durante o tratamento odontológico. Agitação, movimentos repetitivos e resistência a procedimentos podem dificultar o progresso do tratamento. Para lidar com isso, os profissionais de odontologia estão adotando abordagens que envolvem a identificação de gatilhos de comportamento e o desenvolvimento de estratégias para minimizar ou prevenir reações negativas.

“É muito importante que os pais e cuidadores estejam envolvidos no processo de tratamento odontológico de crianças autistas. Eles desempenham um papel fundamental na preparação das crianças para as visitas ao dentista, ajudando-as a se familiarizarem com o ambiente do consultório, praticando técnicas de higiene bucal em casa e oferecendo apoio emocional durante os procedimentos”, completa o especialista.

Embora ainda haja desafios a enfrentar, os avanços na odontologia pediátrica estão tornando os tratamentos dentários mais acessíveis e eficazes para crianças autistas. Com uma abordagem centrada no paciente, compreensão das necessidades individuais e colaboração entre profissionais de saúde e familiares, é possível proporcionar cuidados odontológicos de qualidade e melhorar a qualidade de vida dessas crianças.

“É fundamental oferecer um ambiente acolhedor e adaptado para as crianças durante as consultas odontológicas. No nosso consultório temos um espaço dedicado ao tratamento infantil, com profissionais especializados, brinquedos, pintura nas paredes especialmente desenvolvida para o acolhimento e encantamento infantil, e principalmente, com comprometimento em proporcionar uma experiência positiva e confortável para todos os nossos pacientes”, finaliza Solter.

Posts Similares