Goiás tem 3 cidades finalistas do Prêmio Municípios Mineradores

Cases de sucesso que estimulam a melhoria dos serviços públicos serão divulgados em evento em Brasília, em 20 de março

Goiás possui 3 municípios disputando a 2ª edição do “Prêmio Municípios Mineradores – Qualidade da governança pública em municípios com mineração”, idealizado pelo Ministério de Minas e Energia, e realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e pela Agenda Pública. Serão premiados Os ganhadores serão conhecidos em 20 de março, em Brasília (DF), durante cerimônia na Associação Brasileira de Municípios (ABM). 

As cidades goianas figuram como finalistas em quatro  das oito categorias. Em “Saúde”, Alto Horizonte disputa o prêmio. Já no tema “Educação”, além de Alto Horizonte, o município de Barro Alto está entre as finalistas. Quanto aos indicadores de “Proteção Social”, Ouvidor concorre com as mineiras de São Gonçalo do Rio Abaixo e Passa Tempo.  Para a categoria “Finanças”, Ouvidor disputa o primeiro lugar com Sarzedo e Itatiaiuçu, ambas localizadas em Minas Gerais.

Na última edição do prêmio, as cidades goianas de Alto Horizonte e Ouvidor ganharam os prêmios de Educação e Finanças Públicas, respectivamente. Os detalhes estão disponíveis no site https://premio.municipiosmineradores.org.br/vencedores-2022/.

Para o diretor da Agenda Pública, o cientista político Sergio Andrade, o prêmio permite mapear e reconhecer o desempenho da gestão em municípios que têm a mineração como atividade importante. “Queremos destacar o trabalho desenvolvido pelo poder público para aprimorar a qualidade dos serviços municipais. O prêmio é uma forma de analisar os legados que a atividade traz para cada localidade e se os benefícios alcançam realmente a população. A melhor maneira de fazermos isso é avaliar a qualidade da governança e os indicadores  que medem as condições de vida”, afirma Andrade.

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, afirma que “as prefeituras dos municípios mineradores têm uma receita adicional significativa proporcionada pelas mineradoras e a boa gestão e a correta aplicação dos recursos permite gerar benefícios socioeconômicos à população. O prêmio foi criado justamente para enaltecer os bons gestores”.

Mais informações podem ser obtidas no site https://municipiosmineradores.org.br/.

A comissão de seleção é composta por Augusto Corrêa, secretário executivo da plataforma Parceiros Pela Amazônia; Edson Farias de Mello, professor associado do departamento de Geologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Eduardo José Grin, pesquisador do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas; Lívia Menezes Pagotto, pesquisadora que atua na área de gestão do conhecimento do Instituto Arapyaú; Maria Amélia Enriquez, professora e pesquisadora de Desenvolvimento Sustentável da UFPA (Universidade Federal do Pará); e Pedro Paulo Dias Mesquita, gerente de Inteligência Setorial de Mineração e Transformação Mineral do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Posts Similares