Auditorias na construção civil: empresa aposta em software para superar os desafios e maximizar o crescimento das obras

A tecnologia revolucionou a abordagem da Construtora Pride, elevando a eficiência do SGQ e consolidando sua posição entre as principais construtoras do Brasil.

De acordo com dados divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, a previsão é que o setor da construção civil alcance um crescimento de 1,3% em 2024. Ainda de acordo com a pesquisa, o que justifica essa previsão é a continuidade da queda de juros e as atualizações do Minha Casa, Minha Vida.

Segundo o Sebrae, a digitalização de processos tem um papel importante no crescimento do setor. Os softwares especializados possuem recursos para agilizar processos que, até então, seriam mais morosos. Entre as atividades que ganham melhorias, está uma das principais preocupações das construtoras: o controle de qualidade na execução e entrega de seus projetos. 

Essa demanda é considerada desafiante pois, periodicamente, as empresas do setor construtivo passam por auditorias que avaliam e inspecionam a obra, com o intuito de obter ou revalidar certificações como ISO 9001 e o PBQP-H. O processo também é necessário para negócios que desejam participar de licitações e programas de habitação popular.

Neste cenário, as construtoras estão cada dia mais aliadas à tecnologias que permitem verificar e certificar a qualidade, além de agilizar, controlar e gerir as informações das auditorias. O diretor comercial e de marketing da plataforma Mobuss ConstruçãoAloisio Arbegaus, explica que na busca incessante por qualidade, as construtoras enfrentam desafios complexos que vão desde o canteiro até o pós-obra. “Diante disso, a tecnologia surge como aliada essencial, e os softwares se destacam como uma solução eficiente para gerenciar todas as etapas do processo”. 

Um exemplo de empresa que viveu essa digitalização na prática é a Construtora Pride. A companhia investiu em seu crescimento com a implementação de vários módulos do Mobuss Construção, integrando tecnologia para aprimorar o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e superar os desafios do setor. 

A importância da tecnologia na auditoria e controle de qualidade

A Construtora Pride, reconhecida pelo ranking Intec como uma das 50 maiores construtoras do Brasil em 2023, adotou uma abordagem inovadora para aprimorar seu Sistema de Gestão de Qualidade, através da análise de dados para tomada de decisão. O uso da tecnologia  proporciona empreendimentos de maior qualidade, com maior nível de satisfação dos clientes, além de tornar a execução das atividades mais concisa, com nivelamentos e processos padronizados. 

“Com o SGQ, as construtoras garantem que as equipes estão respeitando suas diretrizes internas e também as normas regulamentadoras, além de evitar gargalos, já que o sistema tem foco em otimizar continuamente os fluxos”, destaca Aloisio. 

Há algum tempo o mercado vem discutindo sobre a importância da análise de dados e como as tecnologias podem apoiar de forma eficiente.  Por isso, mais do que implementar um SGQ na empresa, é preciso contar com plataformas que apoiam na coleta de informações e mensuração de ativos, produtividade e gargalos. Esse foi um dos motivos pelos quais a Construtora Pride firmou uma parceria com o Mobuss Construção. 

Thalita Nascimento, coordenadora de qualidade da Construtora Pride, explica que a empresa prioriza constantemente a entrega de empreendimentos em conformidade com as diretrizes do setor. “Com ajuda da tecnologia, conseguimos entender onde as atividades estão desviando mais e atuar com melhorias, sempre pensando na satisfação dos clientes, que é a base das normativas de qualidade. O Mobuss Construção é um sistema de fácil usabilidade, onde nós conseguimos fazer todos esses controles. Na parte de registro de auditorias, por exemplo, temos um monitoramento muito apurado”, explica.

A plataforma também facilita a padronização de processos, uma vez que concede às equipes acesso a documentos atualizados, evitando a consulta a informações obsoletas. Segundo a coordenadora de qualidade, isso é fundamental na gestão. 

“Disponibilizamos os padrões de procedimento para que todas as pessoas tenham acesso e saibam quais são os fluxos que envolvem todo o negócio. Além disso, temos o controle da parte operacional da empresa. Nos canteiros de obra, durante a conferência dos serviços, conseguimos gerar indicadores, visualizar quais são os serviços que mais reprovam e os que menos têm problemas”, complementa Thalita. 

“A história de sucesso da Construtora Pride é um exemplo inspirador de como a tecnologia, em parceria com um sistema de gestão da qualidade, impulsiona o crescimento sustentável no setor da construção civil. Ao investir em sistemas de gestão, as construtoras não apenas superam desafios, mas também elevam a qualidade de seus empreendimentos, garantindo a satisfação dos clientes e o reconhecimento no mercado”, conclui Aloisio.

Na foto o diretor comercial e de marketing da plataforma Mobuss Construção, Aloisio Arbegaus

Posts Similares