Goiás e Minas Gerais recebem jornada técnica que divulga a importância do combate à mosca-dos-chifres em bovinos

Terceiro e quarto maiores rebanhos bovinos do país, respectivamente, sediam eventos voltados à sanidade na pecuária

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou os números do rebanho bovino brasileiro. São 234 milhões de animais. Esse contingente representa aumento de 4,3% em comparação ao rebanho de 2021. “O crescimento da população também potencializa a preocupação com a saúde dos animais. Os bovinos são prato cheio para a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans)”, explica Ricardo Takafashi, coordenador do Jornada Fiprotag® 210 em Goiás e Minas Gerais. Juntos, os estados possuem 47 milhões de cabeças.

Após longo período de tempo seco e frio na maior parte do país, a mosca-dos-chifres voltou com tudo, assim como a frequência de chuvas no Brasil. A umidade que a primavera traz proporciona à mosca o ambiente perfeito para reprodução, aumentando consideravelmente as infestações nos rebanhos ao redor do país. “Os animais não protegidos deixarão de ganhar 15 quilos de carne. Assim como o segmento de corte, a pecuária leiteira pode ter queda de até 20% na produtividade”, informa Takafashi.

Com o objetivo de ajudar os pecuaristas a vencer a mosca-dos-chifres, a Vetoquinol Saúde Animal – companhia francesa que celebra 90 anos de fundação, além de 12 anos de atividade no Brasil – promove 60 eventos nas cinco regiões brasileiras. A Jornada Fiprotag® 210 leva conscientização e informações técnicas aos pecuaristas sobre o controle da mosca-dos-chifres.

A Jornada Fiprotag® 210 tem projeção de mapear 2 milhões de cabeças de gado, de 1.500 pecuaristas. “Esta iniciativa é um ótimo veículo para divulgar o brinco mosquicida mais eficaz do mercado. Levamos informações técnicas de alto valor para um grande número de pecuaristas que não conhecem essa solução, que pode ser a chave para o aumento da lucratividade nas fazendas”, destaca Takafashi.

Principal ferramenta disponível no mercado, o brinco Fiprotag® 210 é composto de diazinon e fipronil – princípios ativos altamente eficazes no combate à mosca-dos-chifres. A atuação do brinco em bovinos é comprovada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em estudo a campo. A instituição comprovou que o brinco zerou as infestações em bovinos 30 minutos após a aplicação. Além disso, a solução protegeu os animais por 210 dias ininterruptos.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica

Posts Similares