Equatorial Goiás alerta para aumento do consumo de energia no calor 

Distribuidora orienta que clientes adotem hábitos de economia durante dias mais quentes  
  

Goiânia, 14 de setembro de 2023 – O mês de setembro começou com muito sol, calor e baixa umidade relativa do ar. Dados divulgados pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) mostram que algumas regiões do Estado podem registrar até 43°C. Em vista desse quadro, a Equatorial Goiás dá dicas de economia de energia durante a temporada de calor, para que os clientes não sejam surpreendidos com a conta de energia. 

Com as altas temperaturas, o uso de equipamentos como ar condicionado e ventilador se torna cada vez mais frequente. Além disso, refrigeradores como geladeira, freezer e bebedouros naturalmente consomem mais energia, pois os compressores precisam ser acionados com mais frequência para manter a temperatura para a qual estão programados.  

O superintendente comercial da Equatorial Goiás, Roosevelt Cantanhede, explica que para economizar energia os clientes devem adotar novos hábitos de consumo. “Medidas simples como redução gradativa da temperatura no uso do ar condicionado, mudar a estação do chuveiro, evitar usar o micro-ondas para descongelar alimentos e abrir a geladeira com menor frequência podem impactar significativamente no valor da conta. Também é importante verificar as instalações internas da residência periodicamente, pois instalações antigas, com fios velhos ou muitas emendas, causam desperdício de energia e podem até causar incêndios”, lembra. 

Seguem abaixo algumas orientações que podem ajudar a economizar nesta época de calor: 

– Dê preferência para lâmpadas LED, que consomem menos e duram até dez vezes mais.  

– Na hora de comprar um eletrodoméstico, verifique se possui o Selo Procel de Economia de Energia classe A, que são os campeões da economia.  

– Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada com o uso de T’s, pois isso pode provocar aquecimento nos fios, causando desperdício de energia e até mesmo acidentes graves.  

– Desligue o ventilador e/ou umidificador sempre que deixar de usar o ambiente. 

Ar condicionado: 

– Escolha modelos mais econômicos, com selo Procel e classificação A. 

– Evite entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho em local com boa circulação de ar.  

– Ajuste a temperatura para 23°C. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima. 

– Mantenha os filtros de ar limpos.  

– Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo.  

– Um aparelho do tipo split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTU’s, usado 8 horas por dia, consome em média 194 kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 160,00 na conta de energia. 

Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras: 

– Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo. 

– Evite abrir os equipamentos com frequência, pois o ar quente exige mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada. 

– Não utilize a parte de trás para secar objetos.  

– Degele e limpe a geladeira com frequência.  

– Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.  

– Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe do fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.  

Chuveiro elétrico: 

– Feche a torneira para se ensaboar.  

– Tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição “verão”, o que pode reduzir o consumo em até 30%.  

– Compre sempre chuveiros de menor potência, preferencialmente até 4.000 Watts, que consomem menos. 

– Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.  

Atendimento 

Para tirar dúvidas, os clientes podem solicitar atendimento pelos canais digitais da empresa: agência virtual www.equatorialenergia.com.br; aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS; assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020; pela Central de Atendimento 0800-0620196 ou ainda em uma agência de atendimento. 

  
Sobre a Equatorial Goiás  

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². 

Posts Similares