Em visita à Goiás, delegação chinesa se compromete a fortalecer ações voltadas para agricultura familiar no estado

Presidente da Emater, Rafael Gouveia, fez solicitações ao embaixador chinês buscando parcerias em benefício aos agricultores goianos

No segundo dia de agenda oficial da delegação chinesa no estado de Goiás, o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, participou de reunião com o governador Ronaldo Caiado e todos os secretários estaduais nesta quarta-feira, 16, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Durante o encontro, o titular da Emater destacou a importância da agricultura familiar para o estado de Goiás e para o país, além de apresentar o trabalho desenvolvido pela Agência junto às famílias rurais goianas. Em Goiás, segundo dados do IBGE, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares, o que equivale a cerca de 63% da quantidade total. Além disso, os produtos da agricultura familiar no Brasil respondem por 70% dos produtos da cesta básica.

Com o intuito de firmar parceria com os chineses, Gouveia solicitou ainda para o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, apoio para desenvolver maquinário agrícola voltado para agricultura familiar. “A gente ainda tem muito o que avançar neste sentido. Podemos construir parceria com a China para fabricação de novos maquinários e a Emater pode ainda auxiliar fazendo a validação destes equipamentos no campo”, ressaltou o presidente colocando toda a estrutura e experiência em pesquisa agropecuária e extensão rural da Agência à disposição da delegação chinesa.

O embaixador Zhu Qingqiao sinalizou positivamente à solicitação de parceria de trabalho com a Emater. “Nós já desenvolvemos equipamentos para agricultura familiar na China e temos condições de auxiliar na criação de novas máquinas. A Universidade Chinesa de Agricultura pode contribuir com esta parceria e se o Governo de Goiás confirmar o interesse para a implementação deste projeto de maquinário agrícola podemos estabelecer contato e evoluir com esta conversa no futuro”, pontuou o embaixador.

O embaixador destacou ainda que a China está trabalhando na implementação de uma fazenda para testes de equipamentos de pequeno porte para atender a agricultura familiar no Brasil. Segundo ele, a unidade está prevista para ser instalada no Rio Grande do Norte.

A visita da Embaixada da China ao estado de Goiás tem como objetivo ampliar a parceria e estabelecer uma conexão de cultura, negócios e intercâmbio de experiências. Atualmente, a China é o maior parceiro comercial do estado e tem uma grande relevância nas exportações goianas. Em 2022, o gigante asiático respondeu por 53% do faturamento estadual com exportações de produtos do agro goiano.

Programação continua
Inhumas será o destino da comitiva na quinta-feira (17/8). Às 8h30, o grupo desembarca no frigorífico de bovinos Beauvallet Goiás Alimentos para conhecer toda a linha de produção da unidade, do abate à industrialização, além da história da empresa. Às 15 horas, já de volta a Goiânia, haverá um encontro com empresários e representantes de entidades do comércio, serviços e turismo. O evento será realizado na sede da Fecomércio.

Fotos: Edinan Ferreira (SGG)

Posts Similares