Câncer de pulmão é o mais mortal entre os homens e o 2º entre mulheres

SBP participa da campanha Agosto Branco, de conscientização sobre o câncer de pulmão

“Com imunoterapia, é possível manter o paciente bem e com qualidade de vida”, diz presidente da SBP

São Paulo, 16 de agosto de 2023 – O câncer de pulmão é um dos mais comuns e agressivos entre os diversos tipos de tumores, sendo o primeiro em óbitos para pessoas do sexo masculino e o segundo para o sexo feminino em todo o mundo. Para marcar a campanha Agosto Branco, mês de conscientização sobre o câncer do pulmão, o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Dr. Clóvis Klock, tem participado de diferentes eventos sobre o tema e participará no dia 22 do 5º Fórum Oncoguia de Câncer de Pulmão, falando sobre os “Desafios da jornada da biópsia e impactos no teste – visão da SBP”.

No Brasil, o câncer de pulmão ocupa a terceira posição entre os homens e a quarta entre as mulheres em número de casos novos. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil novos casos de câncer no país por ano de 2023 a 2025, sendo mais de 32 mil deles de câncer de pulmão. 

“Temos que dar a todos os pacientes um diagnóstico rápido e preciso para que tenham um tratamento rápido e eficaz”, disse o Dr. Klock no lançamento da campanha deste ano, em 2/8 em Ato Solene na Câmara dos Deputados. Atualmente, “através da imunoterapia, é possível manter o paciente de câncer bem, com qualidade de vida, mantendo seu papel na sociedade”, comentou ele em evento no Congresso Nacional, promovido pelo Instituto Oncoguia e pela deputada federal Flávia Morais com apoio da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). 

Apesar da taxa de sobrevida em 5 anos para pacientes com câncer de pulmão ser de apenas 18%, quando diagnosticados em estágio inicial, a taxa sobe para 56%. Por isso, a SBP alerta sobre a importância de fazer exames regularmente e ficar atento aos sinais. “O diagnóstico precoce pode salvar vidas”, diz o Dr. Klock. 

Fumo

Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Vale salientar que o tabaco pode ser encontrado no cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo e também dispositivos eletrônicos para fumar.

Os cigarros eletrônicos, por exemplo, introduzem no organismo uma variedade de elementos químicos gerados de formas diferentes, como pelo próprio dispositivo (nanopartículas de metal) e também pelo processo direto de aquecimento ou vaporização, já que alguns produtos contidos no vapor de cigarros eletrônicos incluem carcinógenos conhecidos e substâncias citotóxicas, causadoras de doenças pulmonares e cardiovasculares.

Webinar

Não à toa que o tema do webinar CBR no dia 14/8 foi “Tabagismo e câncer de pulmão: avaliação multidisciplinar com ênfase no diagnóstico por imagem”. O webinar foi uma realização do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) em parceria com a SBP, com a Escola Europeia de Radiologia (ESOR), a Sociedade Americana de Radiologia Torácica (STR), a SBCT, a SBOC, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e a Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT). Nele, Dr. Klock falou da “Classificação de câncer de pulmão: ênfase na correlação radiológico-patológica” e participou do debate com outros palestrantes. 

Discurso do Dr. Klock no Ato Solene no Congresso pelo Agosto Branco: https://www.instagram.com/p/CvgInd5NGdI/

Sobre a SBP

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia, que em 2024 chegará a sua 34ª edição. A SBP também produz o jornal “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral

Posts Similares