TopMed transforma o atendimento de saúde no sistema prisional brasileiro

Com a implantação da telemedicina em penitenciárias, empresa leva mais qualidade de vida a detentos de cinco estados do país

A TopMed, referência nacional em telessaúde e telemedicina, amplia seu campo de atuação e ganha destaque pelo trabalho direcionado ao sistema prisional brasileiro. Com uma visão alinhada à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e dispondo de tecnologia de ponta em Saúde Digital, a empresa passa a atuar em penitenciárias de cinco estados, oferecendo atendimentos 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

As penitenciárias atendidas até o momento estão localizadas em Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia e Distrito Federal. A implantação do projeto começou em maio deste ano, e os atendimentos iniciaram no mês de junho. O serviço conta com um corpo clínico composto por médicos de diversas especialidades, capacitados para fornecer atendimento em situações eletivas ou em necessidades de Pronto Atendimento. O serviço é prestado em uma plataforma própria da TopMed, altamente funcional, segura e com a garantia necessária para o atendimento no sistema penitenciário.

“A importância do cuidado médico preventivo e curativo para a população carcerária é respaldada pela Lei, que determina a assistência à saúde do preso e do internado. A falta de assistência médica adequada dentro do sistema prisional não só prejudica a saúde dos detentos, mas também pode impactar negativamente em suas famílias e na sociedade como um todo. Além disso, o encarceramento em condições insalubres pode agravar questões de saúde, como a prevalência de doenças infecciosas, infecções respiratórias, alergias, problemas dermatológicos e digestivos, entre outros”, observa Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed.

Segundo ele, com a telemedicina é possível garantir o acesso à saúde para 100% da população carcerária, proporcionando atendimento médico especializado e monitoramento constante de pacientes. Além disso, gestantes também podem receber o acompanhamento pré-natal adequado, e profissionais de Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Terapia Ocupacional estão disponíveis para oferecer suporte integral aos detentos.

“A intersecção entre tecnologia e cuidados de saúde transcende o presente, ela contribui para a construção de um futuro marcado por bem-estar inalienável e um horizonte de segurança para toda a coletividade”, destaca Valda Stange, CEO da TopMed. 

Valda reforça ainda que a tecnologia utilizada pela TopMed tem minimizado a necessidade de deslocamentos e presença física de profissionais de saúde, conferindo celeridade e eficácia ao cuidado, diagnóstico e terapia. Esse feito é respaldado por vasta expertise da marca e garante estabilidade e segurança tanto no ponto de atendimento quanto aos envolvidos.

“Por meio de uma atuação proativa e inovadora, aliada a um firme compromisso com a qualidade e eficácia do atendimento, a TopMed assume um papel crucial na superação dos desafios de saúde dentro do sistema prisional. Ao oferecer assistência médica de excelência e acessível, a empresa infunde otimismo e aprimora a qualidade de vida dos detentos, impulsionando um horizonte coletivo de bem-estar e segurança”, complementa Valda.

TopMed: Com sede em Florianópolis, a TopMed é a maior do setor na região Sul e figura entre os principais players brasileiros do seu mercado. Oferece atualmente mais de 20 soluções em saúde digital, todas elas desenvolvidas com foco na experiência do usuário e em fazer a diferença nas organizações e municípios que as utilizam.

Atua nas seguintes verticais: B2G (Business to Governement), que dispõe de diferentes e adaptáveis soluções aos governos para ampliar o acesso e a assistência à saúde no SUS. B2B e B2B2C, respectivamente, soluções a organizações e negociações entre empresas visando o cliente. Nessas áreas, a TopMed opera com produtos moduláveis e personalizados para empresas em geral, operadoras e gestoras de saúde, clínicas, hospitais, fintechs, empresas de cartões e de benefícios, por exemplo.

Posts Similares