Entenda os avanços e tecnologias da cirurgia robótica na remoção de tumores urológicos

Dr. José Roberto Colombo Jr. afirma que procedimento leva menos tempo e diminui as chances de complicações

A cirurgia robótica tem se destacado como uma inovação significativa no campo da medicina, especialmente na área da urologia. Com o auxílio de robôs cirúrgicos de última geração, os médicos estão realizando procedimentos de remoção de tumores urológicos com maior precisão e menor invasividade, oferecendo inúmeros benefícios aos pacientes. A maior parte dos tumores de próstata, rim e bexiga podem ser tratados utilizando-se a tecnologia robótica, que em 2023 completará 15 anos desde sua implementação no Brasil.

A cirurgia robótica permite que os médicos realizem procedimentos complexos com uma visão ampliada e em tempo real, utilizando incisões mínimas. Os robôs cirúrgicos são controlados pelos cirurgiões, que podem manipular os instrumentos com maior destreza e precisão do que seria possível apenas com as mãos. Essa tecnologia avançada permite um acesso mais fácil e preciso aos tumores, resultando em procedimentos mais eficazes e com menor dano aos tecidos saudáveis circundantes.

De acordo com o urologista Dr. José Roberto Colombo Jr., um dos principais benefícios da cirurgia robótica na remoção de tumores urológicos é a redução do tempo de recuperação pós-operatória. “Devido às incisões menores e à manipulação precisa dos instrumentos cirúrgicos, os pacientes geralmente experimentam menos dor, perdem menos sangue e têm uma recuperação mais rápida. Isso significa que eles podem retornar às suas atividades normais mais rapidamente, resultando em um impacto positivo em sua qualidade de vida”, complementa.

Além disso, a cirurgia robótica oferece a vantagem de uma menor taxa de complicações durante e após o procedimento. Os riscos de infecção, hemorragia e outras complicações são significativamente reduzidos quando comparados a técnicas cirúrgicas tradicionais. Isso proporciona uma maior segurança aos pacientes e diminui a necessidade de intervenções médicas adicionais.

Com o avanço contínuo da tecnologia robótica, os cirurgiões urológicos têm acesso a ferramentas cada vez mais sofisticadas para a remoção de tumores. Esses avanços estão levando a uma melhoria constante nos resultados cirúrgicos e nos desfechos dos pacientes. A cirurgia robótica na remoção de tumores urológicos está se tornando uma opção cada vez mais preferida pelos médicos e pacientes, graças aos seus benefícios claros em termos de precisão, recuperação mais rápida e menor taxa de complicações.

No entanto, é importante ressaltar que nem todos os pacientes são elegíveis para a cirurgia robótica, e cada caso deve ser avaliado individualmente pelos profissionais de saúde. “Ainda assim, os avanços e benefícios dessa abordagem cirúrgica têm demonstrado um grande potencial para melhorar a vida dos pacientes com tumores urológicos, proporcionando esperança e uma nova era na medicina urológica”, finaliza o urologista.

Sobre o Dr. José Roberto Colombo Jr.


O Dr. José Roberto Colombo Jr. é o Coordenador Executivo da Pós-Graduação de cirurgia robótica em Urologia e médico referência do Epicentro de Cirurgia Robótica em Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts Similares