Abastecimento em Anápolis está em recuperação, após rompimento de barragem de terceiros

A Saneago informa que o bombeamento da Estação de Tratamento de Água do Sistema Piancó 1, em Anápolis, foi retomado às 15h30 deste sábado (17). Desde então, o abastecimento está em fase de normalização. Lembrando que no sistema de abastecimento de água a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são reabastecidos com água.

A paralisação temporária do abastecimento público foi causada pelo rompimento de uma barragem de terceiros, localizada em propriedade rural a montante (acima) do ponto de captação – o que arrastou solo no leito do manancial. Isso aumentou a turbidez da água bruta, ou seja, ocasionou alterações significavas nas características da água do manancial no ponto de captação da Saneago. 

Para garantir a água potável à população com total segurança e nos níveis exigidos pela legislação, nossa captação no Ribeirão Piancó foi paralisada por cerca de 12 horas, afetando o abastecimento nos bairros atendidos por este Sistema. Imediatamente após o ocorrido, a Saneago montou uma força-tarefa para restabelecer totalmente o abastecimento à população o mais rápido possível

Os técnicos seguem executando manobras de rede para minimizar os impactos no abastecimento. Além disso, caminhão-pipa reforça o abastecimento nos reservatórios da Saneago. Nossas equipes continuam monitorando atentamente as condições operacionais de todo sistema de abastecimento e dão apoio aos órgãos ambientais na inspeção da bacia.

Solicitamos a compreensão da população e o uso comedido de suas reservas domiciliares nas caixas d´água até que o sistema seja normalizado. Neste final de semana, utilize a água dos reservatórios domiciliares apenas para o essencial e confira dicas de economia em www.saneago.com.br.

Posts Similares