Endocrinologista alerta para os riscos do excesso de peso em crianças 

O problema vai além dos números da balança. A obesidade infantil já é considerada uma epidemia mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 340 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 19 anos, apresentam sobrepeso e obesidade. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que uma em cada 3 crianças esteja nesta condição, ou seja, acima do peso esperado para sua idade, altura e sexo

Em referência ao Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, 3 de junho, a endocrinologista pediatra do Sabin Diagnóstico e Saúde, Pietra Moleirinho, alerta para os riscos, ocasionados pelo excesso de peso, à saúde das crianças. “O sobrepeso ou a obesidade infantil favorecem o desenvolvimento de muitas outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, articulares e ósseos”, explica.

Além disso, a especialista chama a atenção para os transtornos mentais, que podem causar ou agravar a obesidade. “É importante estarmos atentos à relação com a saúde mental. Distúrbios como ansiedade, depressão e compulsão alimentar podem tanto contribuir para o aumento de peso como ser consequência da situação estabelecida”.

Mas, segundo a endocrinologista, nem sempre a obesidade estará relacionada ao alto consumo de alimentos ou ao sedentarismo. “Questões hormonais, metabólicas e predisposição genética, associada a hábitos de vida pouco saudáveis, são alguns dos principais fatores para o desenvolvimento da doença”.

Por isso, é importante o acompanhamento médico, que direcionará os exames mais específicos para rastreio de comorbidades associadas, como diabetes, colesterol alto, alterações da tireoide, vitamina D baixa, alterações na função hepática, entre outras. “O diagnóstico é clínico, mas suas causas precisam ser rastreadas através de testes laboratoriais para descobrir a origem do problema”.

Em crianças, o aumento do peso ainda pode acarretar a puberdade precoce, como explica a consultora médica do Sabin. “É possível ocorrerem alterações hormonais, antecipando o aparecimento de caracteres sexuais, especialmente, nas meninas. Entre eles estão pelos pubianos, brotos mamários ou a primeira menstruação antes do tempo esperado”, explica.

Para evitar o aparecimento de novos casos de obesidade, ainda na infância, a especialista recomenda, aos pais e responsáveis, um conjunto de boas práticas. “Manter uma alimentação adequada durante a gestação, amamentar exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade, realizar introdução alimentar baseada em refeições saudáveis, estimular a prática de atividades físicas, não oferecer açúcar até os dois anos e evitar o consumo após essa idade, reduzir ingestão de industrializados, controlar o tempo de uso de aparelhos eletrônicos, combater o sedentarismo, além de realizar o tratamento precoce e adequado de doenças correlacionadas”, pontua.

Sobre o Sabin 

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984.
 

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 7 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.
 

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde – Rita Saúde – solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Posts Similares