Equatorial Goiás alerta para cuidados com rede elétrica nas festas juninas 

Uso seguro da energia elétrica deve ser lembrado para que comemorações não acabem em acidentes ou falta de energia 

Goiânia, 29 de maio de 2023 – O mês de junho está chegando e com ele as tradicionais festas juninas. Nessa época, ruas e espaços públicos são enfeitados com barracas, bandeirinhas, faixas, arcos e fitas, que dão cores e deixam os arraiás ainda mais animados. Mas na hora de programar uma festa, os cuidados com a rede elétrica devem ser sempre lembrados, desde a decoração até a comemoração com fogos de artifícios. Para evitar acidentes, a Equatorial Goiás orienta sobre como se divertir com segurança. 

Os postes e equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados como suporte para pendurar bandeirinhas, faixas e outros enfeites. O manuseio de objetos em contato com a rede elétrica pode causar curtos-circuitos, falhas no fornecimento de energia elétrica e choques que podem até levar a morte.  

Também é preciso ter cuidado para não se aproximar ou tocar nos fios ao manobrar barras de metal, andaimes, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos, escadas e outros objetos metálicos. Objetos arremessados que se aproximem ou entrem em contato com a rede elétrica podem causar choque elétrico e até levar a morte.  

O gerente do Centro de Operação Integrado da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, explica que os enfeites deixam a festa mais alegre, mas podem oferecer riscos se colocados de maneira incorreta. “Nunca utilize a fiação elétrica como sustentação para esses objetos e nunca fixe nenhuma decoração acima da rede, pois podem cair sobre os fios e provocar curto-circuito. Outro ponto de atenção é jamais tentar retirar qualquer tipo de objeto que esteja em contato com a rede elétrica”, alerta. 

Nas ligações internas de barracas ou até mesmo dentro de casa, Vinicyus orienta que deve ser evitado o uso de T, gambiarras e emendas, que podem superaquecer a fiação e causar curto-circuito. 

Montagens e instalações elétricas 

Barracas, arquibancadas, palanques e palcos devem ser montados a uma distância segura da rede elétrica, mínima de 1,5 metro (horizontal), conforme referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também é recomendado que esse trabalho seja feito por um profissional habilitado, que pode executar a montagem com mais segurança, evitando toques acidentais em fios de energia, por exemplo. Vale reforçar ainda a necessidade de liberação das autoridades competentes para a realização desse tipo de evento. 

Outro ponto importante é no momento de fazer as ligações elétricas de quaisquer tipos, sejam em barracas, palcos ou outras estruturas. Nesses casos, os responsáveis devem fazer um levantamento da carga necessária com antecedência e acionar a Equatorial Goiás, que fica responsável por instalar a ligação provisória no local. “Ligações clandestinas podem causar acidentes e sobrecargas na rede elétrica, aumentando o risco de choque e falta de energia, além de ser crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão”, lembra Vinicyus. 

Posts Similares