Nova superintendente da Sudeco, Rose Modesto, é empossada em cerimônia do MIDR

A cerimônia teve a assinatura de posse da primeira mulher superintendente da Sudeco desde sua criação em 1967

Grupo de homens de terno e gravata

Descrição gerada automaticamente

Da esquerda para direita: José Carlos Barbosa, vice-governador/MS; Rose Modesto, Superintendente da Sudeco; Waldez Góes, Ministro do MIDR; Simone Tebet, Ministra do MPO
Foto: Raí Vitorino

            Nessa quarta-feira, 17, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou a cerimônia de posse da nova superintendente da Sudeco, Rose Modesto. Compuseram a mesa principal, além de Rose Modesto e o Ministro do MIDR, Waldez Góes, a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa; e César Moura, representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

            A cerimônia teve a assinatura simbólica de posse da primeira mulher superintendente da Sudeco, desde sua criação em 1967. A superintendente agradeceu o convite de liderar a autarquia e reiterou o compromisso com o desenvolvimento do Centro-Oeste: “Queremos, por meio da aplicação de recursos, promover o progresso na região. São mais de 17 milhões de habitantes que precisam de emprego e renda. É inadmissível estado rico com gente pobre.”

Rose também defendeu o fim da desigualdade social na região central do Brasil com incentivos à agricultura e à educação: “Nós vamos trabalhar para fortalecer os fundos de investimento da Sudeco, para chegar cada vez mais aos pequenos empresários e, também, em parceria com os bancos administradores, encontrar outras formas de investimentos. Queremos incentivar a educação na região por meio do FCO Estudantil, fortalecer a agricultura familiar dessa região que tem um enorme potencial de desenvolvimento”.

            Simone Tebet cumprimentou a nova superintendente e enfatizou a força da mulher na política. Lembrou da luta de Rose durante sua jornada como parlamentar pelas causas femininas e se colocou à disposição para trabalhar nos próximos anos em políticas que aumentem os recursos não só para a Sudeco, como para a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Superintendência o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam): “O teto de gastos deste ano nos impede de investir tanto quanto gostaríamos, mas no ano que vem queremos aumentar os investimentos nessas três regiões. Precisamos levar investimento onde mais precisa e reduzir a desigualdade regional.

            Simone Tebet também lembrou a passagem do pai como Superintendente da Sudeco: “Meu pai, Raméz Tebet, foi superintendente da Sudeco em 1987 e eu sei dos desafios que ele enfrentou para trazer recursos para nossa região. E hoje, estou aqui vendo a primeira mulher à frente dessa autarquia, e isso me enche de orgulho. Tenho certeza de que Rose tem competência e fará um trabalho excepcional como superintendente.

            Por fim, o Ministro do MIDR, Waldez Góes, lembrou a carreira da Superintendente e reafirmou o compromisso com a autarquia: “Parabenizo aqui a Rose, ela que tem uma longa jornada política e entende do diálogo democrático para a reconstrução do Brasil, como tem proposto o Presidente Lula. Você tem um parceiro de primeira hora. Não faltará de mim o apoio integral a Rose e equipe que está sendo montada para tocar aquilo que é responsabilidade histórica desta superintendência”.

            Waldez aproveitou a ocasião para reiterar as parcerias do Ministério com as instituições financeiras: “Como a Rose já mencionou, precisamos da ajuda dos Bancos não só pela administração e aplicação dos recursos do FCO e FDCO, mas também por outras formas de financiamentos. Uma das prioridades do governo hoje é a irrigação. Até o momento trabalhamos com apenas 8 milhões de hectares irrigados e temos 55 milhões de hectares com capacidade para investimento em irrigação, que vai gerar milhões de postos de emprego e impulsionar a produção de toneladas de alimentos. O Brasil hoje ocupa o 4º lugar em produção alimentar e acreditamos que há grande potencial para se tornar o maior produtor de alimentos do mundo.

            Participaram do evento autoridades dos governos estaduais e municipais do Centro-Oeste, além de Bancos, entidades, terceiro setor, agentes públicos, produtores, empreendedores e a imprensa.

Sobre a superintendente

            Rose Modesto nasceu em Fátima do Sul, Mato Grosso do Sul, é professora e musicista e é atuante dos movimentos sociais e questões educacionais. Por Campo Grande foi vereadora em 2008 e 2012, e Secretária de Estado, Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho em 2015. Rose também foi vice-governadora do estado em 2014 e a deputada federal mais votada por Mato Grosso do Sul nas eleições de 2018, com mais de 120 mil votos.

            Durante sua vida política como deputada federal, Rose Modesto atuou nas Comissões de Educação, Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Social, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Comissão Externa dos Trabalhos do MEC, Comissão Especial do Fundeb; além de ter sido titular da Secretaria da Mulher.

Por Ricardo Vaz

Posts Similares