Collor poderá ser o oitavo ex-presidente da República do Brasil a ser preso

Com a condenação de Fernando Collor de Melo pelo Supremo Tribunal Federal e diante de possibilidade eminente de sua prisão nos próximos dias ou meses, ele poderá ser o oitavo ex-presidente a ser preso. Pesquisa aponta que até o momento sete ex-presidentes do Brasil já tiveram suas prisões decretadas. O primeiro a ser preso foi Hermes da Fonseca em 1922. Sua prisão foi decretada pelo presidente da época Epitácio Pessoa. Hermes da Fonseca ficou preso durante 24 horas, motivada pela crítica que ele fez contra o ato de intervenção decretada por Epitácio Pessoa, no estado de Pernambuco para resolver um problema de sucessão no governo daquele estado.

Os demais ex-presidentes da República do Brasil que foram presos, foram Washington Luiz (1930); Artur Bernardes (1932); Café Filho (1954); Juscelino Kubitschek (1967); Luiz Inácio Lula da Silva (2018) e Michel Temer (2019).

Já o ex-presidente Jânio Quadros, que renunciou ao mandato de Presidente da República em 1961, não foi preso pelo Regime Militar, mas foi confinado na cidade de Corumbá, no Mato Grosso, por 120 dias em 1968 por prestar declarações políticas na imprensa brasileira em 1968, criticando atos antidemocráticos promovidos pelos Governo Militar.

Posts Similares