FÁBRICA DA CAOA MONTADORA COMEMORA 16 ANOS DE EXISTÊNCIA E A PRODUÇÃO DE 400 MIL VEÍCULO

São Paulo, 28 de abril de 2023 – Neste mês de abril, a fábrica da CAOA Montadora completa 16 anos de atividade na cidade de Anápolis, em Goiás. Inaugurada em 2007, a planta representa um importante passo na estratégia da CAOA no Brasil e já produziu, nesse período, o total de 400 mil veículos, transformando a vida de milhares de colaboradores da região.
A CAOA Montadora nasceu do ideal do seu fundador, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, que sempre valorizou a indústria brasileira e acreditava que o “um país só é economicamente independente quando possui uma indústria com capital integralmente nacional e com tecnologia própria. ”
Com investimentos iniciais que ultrapassaram 1,2 bilhões de reais, a planta começou sua produção com a camioneta HR, líder de vendas durante os últimos 15 anos. Das linhas de montagem também saíram importantes veículos que marcaram gerações no Brasil como SUV Tucson, produzido a partir de 2010, que inaugurou o segmento de SUV’s no País e logo se tornou o preferido dos consumidores brasileiros. Somente nos primeiros dez meses de mercado, foram comercializadas 15 mil unidades.
Em 2011, a CAOA anunciou a entrada em um novo segmento, dando início a produção do caminhão leve HD78. Na sequência, em 2013, foi a vez do IX35 ter suas primeiras unidades produzidas em solo nacional. Com a produção do moderno SUV New Tucson no Brasil a partir de 2016, o País tornou-se o único a comercializar as três gerações da família ao mesmo tempo: o Tucson, o IX35 e o New Tucson. Em 2017, a CAOA Montadora também iniciou a produção do caminhão leve HD80, desenvolvido pelo time de engenheiros da CAOA para ampliar ainda mais os atributos de qualidade, economia, fácil manutenção e excelente custo-benefício do seu antecessor, o HD78.
Grande parte do desenvolvimento desses novos produtos se deu graças à inauguração do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética, em 2016, dentro do Complexo. O Centro é fruto do resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados também com recursos próprios. O local é reconhecido como um dos mais completos da América Latina para o desenvolvimento, homologação e calibração de veículos e motores movidos a gasolina, etanol, diesel, plug-in híbridos, elétricos e híbridos a etanol.
No ano de 2017, a CAOA assinou uma cooperação estratégica com a Chery e deu início a produção dos modernos SUVs da CAOA CHERY. Mais uma vez, a empresa comprovou sua capacidade de produzir veículos altamente qualificados e desejados pelo público brasileiro. Em apenas um ano da parceria, os números de vendas da marca cresceram mais de 130%.
Em novembro de 2020, a CAOA, dando continuidade na expansão da planta, divulgou investimentos de R$ 1,5 bilhão para o desenvolvimento de novos produtos e negócios, direcionados rumo ao processo de eletrificação no País.Também em 2020, a fachada do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da Montadora recebeu a instalação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), se tornando, então, uma superfície inteligente capaz de produzir energia limpa. A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850m² da solução Sunew GLASS™️, que são filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro, fazendo dessa a maior fachada de vidro com OPV do mundo, e a segunda maior instalação de OPV do planeta.
A fábrica está atualizada com o que há de mais moderno em tecnologia e opera com patamares elevados de qualidade, atendendo aos mais exigentes padrões de produção estabelecidos por seus parceiros globais. A área de Body Shop conta com modernos robôs, enquanto o Paint Shop e o Trim Shop utilizam ferramentas de ponta em todo o processo de pintura e montagem final de cada automóvel, além de todas as unidades passarem pelos mais diversos e rigorosos testes de qualidade antes de chegarem ao consumidor final. A planta também é reconhecida por ser uma das primeiras a produzir carros híbridos no Brasil.
De acordo com Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente e CEO da CAOA, a fábrica chegou aos 16 anos com uma base muito sólida. “Ela foi a concretização de um sonho ousado que meu pai, Dr. Carlos Alberto, idealizou e, hoje, compete a nós dar continuidade nesse projeto que é desenvolver e produzir em nossa planta um novo carro 100% brasileiro. Meu pai viveu a maior parte de sua vida se dedicando exclusivamente à CAOA e a fábrica fez crescer ainda mais a importância da empresa para o Brasil. Nesses últimos anos, produzimos não somente veículos, mas contribuímos para o crescimento de uma região, melhoramos a vida de várias famílias, capacitamos muitos profissionais e trabalhamos para deixar nossa marca de forma positiva no estado de Goiás e, sem dúvida, nossos colaboradores e parceiros tiveram importante papel nessa história de sucesso que é a CAOA Montadora. Tornamos a empresa mais diversificada, valorizando a inclusão social, além de gerar igualdade de oportunidades para todos. O que construímos até aqui, serviu de alicerce para ações que estamos desenvolvendo hoje e nos orientam para o futuro. A CAOA está pronta para oferecer o que há de melhor e mais moderno para nossos consumidores, resultado disso é o nosso pioneirismo em apresentar uma nova linha totalmente eletrificada e flex para o mercado brasileiro.”
Constante evolução e preocupação com o Meio Ambiente
Inserida no Distrito Agroindustrial de Anápolis, a CAOA Montadora colabora ativamente com o desenvolvimento econômico regional. A planta emprega mais de 2.100 colaboradores, sendo que, 9 em cada 10 funcionários são moradores da própria região e muitos deles fazem parte do quadro de funcionários desde 2007. Além dos empregos diretos, a Montadora é responsável por cerca de 25.000 indiretos. Ela ocupa uma área de 172 mil m² e tem capacidade para montar 150 mil veículos por ano.
Uma das grandes preocupações sempre foi o cuidado com o meio ambiente e em 2013 a fábrica adotou uma nova tecnologia de membranas para o tratamento dos efluentes que proporciona o total reuso dos efluentes tratados para a irrigação de áreas verdes, nos vasos sanitários, em limpezas de pátio, gerando economia de água potável.
Além disso, a fábrica realiza a captação de água de chuva em 2 lagoas que posteriormente também é utilizada na irrigação dos 113 mil m² de áreas de verdes no entorno das edificações, principalmente nos períodos de seca. Todas estas ações em conjunto com o trabalho de conscientização e educação ambiental dos colaboradores levaram a empresa a reduzir em 50% o consumo de água potável. Isso gerou uma economia que ultrapassa os 500 milhões de litros de água ao longo dos últimos anos. Este programa de gestão de água na fábrica levou a CAOA a receber o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente em 2018.
A empresa se destaca pela sua forte gestão de resíduos sólidos, priorizando a reciclagem e o aproveitamento energético no seu dia a dia. Adicionalmente, a montadora possui um viveiro em sua unidade, dedicado à produção de mudas nativas utilizadas em projetos de reflorestamento local. Ao longo dos últimos anos, aproximadamente 50 mil mudas foram beneficiadas para o município.
Em 2019, a CAOA Montadora foi certificada na norma ISO 14001:2015, que especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental em empresas, atestando o controle de impactos ambientais e o cumprimento das legislações aplicáveis ao processo de fabricação e montagem de veículos automotores.
Esse ano, em comemoração ao Dia Mundial da Água, a CAOA Montadora adotou uma nascente localizada em uma área vizinha e realizou o plantio de mudas geradas no viveiro da própria Montadora, onde são cultivadas plantas originárias do Cerrado, a fim de proteger a área e aumentar a disponibilidade hídrica da região. Essa ação se refere ao começo de uma nova etapa do projeto SEMEIA, criado pela área de meio ambiente da fábrica, que preza pela recuperação de áreas degradadas próximas às nascentes. O objetivo é a preservação dos remanescentes florestais e dos recursos hídricos, bem como a conquista da conscientização dos colaboradores a respeito do uso dos recursos naturais.
Atualmente são produzidos na planta os modelos CAOA Chery: Tiggo 5x Pro, Tiggo 7 Pro Max Drive e Tiggo 8 Max Drive, além dos novos veículos Híbridos Flex Tiggo5X Pro Hybrid, Tiggo7 Pro Hybrid. Da moderna e versátil linha de produção, também saem os modelos Hyundai: New Tucson e HR.

Posts Similares