Como é feita a impressão em tecidos? A Epson explica

Empresas investem em equipamentos capazes de imprimir estampas personalizadas em poliéster ou fibra natural como diferencial para seus negócios
 

Sabe de onde vêm aquelas roupas com estampas que são vendidas em feirinhas de confecção e em lojas do varejo? E como elas são produzidas? A Epson, líder global em impressão e projeção de imagens, conta um pouco mais sobre isso.

As estampas de tecidos são feitas por meio de grandes impressoras feitas para impressão diretamente em tecido. Antes de mais nada é necessário escolher o design que será aplicado no material, o que é feito através de um software gráfico. Escolhida a estampa, basta colocar o tecido na impressora, como é feito com o papel nas versões comuns, e o pigmento é aplicado em sua superfície de forma rápida e fácil.

É necessário um pré e pós-tratamento da impressão, em que as fibras do tecido são preparadas e a arte pode ser fixada definitivamente. Além de rápido, o processo ainda é sustentável. Impressoras com tecnologia de impressão digital, por exemplo, reduzem o consumo de água em mais de 90% e as emissões de carbono no ar em até 40%, além de consumir menos energia. Já as estamparias analógicas consomem uma média de 80 a 200 litros de água por quilograma de tecido estampado, enquanto a impressão digital com tinta pigmentada utiliza apenas dois litros.

Existem dois tipos de impressora têxtil para confecção, a impressão direta sobre vestuário (DTG) e a impressão direta sobre tecidos (DTF). A DTG é ideal para varejistas e e-commerce por permitir a produção de centenas de estampas por dia. A Epson SureColor F3070, por exemplo, foi desenvolvida para trabalhos em nível industrial e pensada para o máximo de produtividade com o menor custo.

Já na DTF, a estampa é impressa diretamente no tecido, reproduzindo fielmente estampas mais complexas, com gradações de cores e detalhes delicados em diferentes tipos de tecidos. A impressão em DTF tem como objetivo imprimir grandes formatos em altas velocidades, de forma que otimize a produtividade das empresas.

Sobre a Monna Lisa

Um exemplo de empresa que está investindo na tecnologia DTF é a Atelier Tecidos, pioneira na produção de estampas em Goiânia e destaque nacional, que, até o momento, produzia estamparia em poliéster. Com a compra de duas impressoras de grande formato Epson Monna Lisa 8000, agora a empresa será a primeira da Região Centro-Oeste a imprimir estampas em tecidos de fibras naturais.

A Monna Lisa 8000 é uma impressora rolo a rolo DTF de alto rendimento com 8 cabeças de impressão de 4,7 polegadas, e tecnologia jato de tinta Epson PrecisionCore® microTFP, capaz de imprimir tecidos de até 1,8 metros de largura. É o equipamento de entrada da linha de impressão digital DTF da Epson, que permite a customização do equipamento conforme as necessidades de cada cliente.

Para saber mais sobre a impressão digital têxtil, acesse: Epson Impressão Têxtil.

Sobre a Epson
 

A Epson é líder global em tecnologia dedicada a cocriar sustentabilidade e enriquecer comunidades ao alavancar suas tecnologias eficientes, compactas e de precisão, além das tecnologias digitais para conectar pessoas, coisas e informações. A empresa está focada na solução de problemas da sociedade por meio de inovações em impressão doméstica e de escritório, impressão comercial e industrial, e para manufatura, mercado visual e estilo de vida. A Epson se tornará carbono negativa e eliminará o uso de recursos subterrâneos esgotáveis, como petróleo e metal, até 2050. Liderado pela Seiko Epson Corporation, com sede no Japão, o Grupo Epson gera mundialmente vendas anuais de cerca de JPY 1 trilhão.

Posts Similares