Colgate-Palmolive patrocina ‘Incrível Máquina de Livros’, projeto que tem como iniciativa incentivar a leitura, transformando um livro já lido em outro


 

O projeto passará por mais sete municípios em seis estados brasileiros etambém irá comemorar os 60 anos da Mônica, uma das personagens mais carismáticas e conhecidas criada por Mauricio de Sousa 
 

São Paulo, Abril de 2023 – A ‘Incrível Máquina de Livros’ éuma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e patrocínio da Colgate-Palmolive via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). De forma inovadora, o projeto estimula a leitura e a formação de leitores, atraindo a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação.

Em 2023, a iniciativa começa sua viagem pelo Brasil na cidade de Franca (São Paulo), a partir de 15 de abril, sábado. Depois, o projeto pega as estrada passando por Uberlândia (Minas Gerais), Goiânia e Alto Paraíso do Goiás (Goiás), Aracajú (Sergipe), João Pessoa (Paraíba) e Natal (Rio Grande do Norte).

Com uma mescla de capitais e pequenas e médias cidades, a democratização do trajeto da ‘Incrível Máquina’ já estava presente nas edições anteriores e se consolidou esse ano. Nas viagens de 2018, 2019 e 2021, o projeto fez a alegria de leitores em 34 municípios de 16 estados brasileiros percorrendo mais de 29 mil quilômetros e transformando cerca de 80 mil livros.

A Colgate-Palmolive acredita que a educação e o acesso à cultura são essenciais para o desenvolvimento humano, e a empresa afirma estar engajada na construção de um futuro melhor para todos através da inclusão social por meio do incentivo a hábitos de leitura e acesso ao conhecimento.
 

 Transformando livros

A ação se desenvolve da seguinte maneira: A ‘Incrível Máquina’ estará estacionada em locais públicos de cada cidade durante três dias consecutivos. O participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente, como um toque de mágica, aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa.

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros que as pessoas colocarem serão futuramente transformados para outras pessoas. Por isso não serão aceitos livros didáticos e livros técnicos.

Além disso, a máquina tem a capacidade de transformar mil livros por dia. Serão centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira de autores como Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, livros presentes nas listas de mais vendidos, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Daniel Munduruku e Mauricio de Sousa, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Sueli Carneiro, homenageada pela premiação em 2022, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.
 

60 anos da Mônica

Como uma ação de incentivo e democratização da leitura, a ‘Incrível Máquina de Livros’ não poderia ficar de fora das comemorações dos 60 anos da Mônica, personagem criada por Mauricio de Sousa, considerada um ícone na contribuição para o estímulo do hábito de ler. Em uma parceria inédita com o Instituto Mauricio de Sousa, os leitores que levarem livros para serem transformados por novas leituras na ‘Incrível Máquina’, poderão receber um gibi da dentuça mais famosa do Brasil. Os exemplares limitados serão distribuídos aleatoriamente para aqueles que, além de receber um novo livro surpresa, também poderão ter a sorte de conseguir um presente inesperado.

Segundo Fauze Jibran, presidente da Infinito Cultural, depois de mais de um ano sem circular, a ‘Incrível Máquina de Livros’, que promove e incentiva a leitura, recomeça com a expectativa de contribuir para a retomada das atividades culturais. “Passamos um grande período conectados digitalmente e acredito que é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação, formação e também no lazer, de uma forma leve e descontraída. A proposta do projeto é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro”, conta ele.

Nas edições anteriores, todas as expectativas foram superadas e a passagem da Máquina pelas cidades foi um sucesso. “É uma sensação de dever cumprido. Quando olho para as pessoas que se locomovem de vários locais de suas cidades para virem até a Máquina é a certeza que o projeto está no caminho certo. Ver a participação e engajamento de tantas pessoas é acreditar que projetos culturais trazem inúmeros benefícios à sociedade”, acredita Fauze.

A presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos, destaca a escolha das cidades por onde o projeto passa. “Na CBL trabalhamos para que mais e mais pessoas tenham acesso à leitura. Quando um projeto como esse, criativo e itinerante, que pede a participação de todos passa por cidades de diferentes portes, consegue impactar diferentes tipos de leitores. É com muita felicidade que fazemos parte dele”, explica ela.

Programação:

Franca (São Paulo)

De 15 a 17 de abril, sábado a segunda-feira, das 9h às 17h.

Local: Praça Carlos Pacheco (em frente a Casa de Cultura de Franca).

Uberlândia (Minas Gerais)

De 20 a 22 de abril, quinta-feira a sábado, das 9h às 17h.

Local: Centro Municipal de Cultura — Praça Jacy de Assis, s/nº.

Goiânia (Goiás)

De 25 a 27 de abril, terça a quinta-feira, das 9h às 17h.

Local: Av. Deputado Jamel Cecilio Q Area, 0 (em frente ao Centro Cultural Casa de Vidro)

Alto Paraíso de Goiás (Goiás)

De 30 de abril a 2 de maio, domingo a terça-feira, das 9h às 17h.

Local: Rua Lorino Barbosa s/nº (em frente a Biblioteca Pública Municipal Maria da Costa Pires).

Aracaju (Sergipe)

De 9 a 11 de maio, terça a quinta-feira, das 9h às 17h.

Local: Praça General Valadão (em frente ao Centro Cultural de Aracaju).

João Pessoa (Paraíba)

De 14 a 16 de maio, domingo a terça-feira, das 9h às 17h.

Local: Parque da Lagoa.

Natal (Rio Grande do Norte)

De 19 a 21 de maio, sexta-feira a domingo, das 14h às 20h.

Local: Praça do Espaço Cultural Josiel Figueiredo.

Sobre a Infinito Cultural

Liderada por Fauze Hsieh, a Infinito Cultural acredita no poder transformador da Leitura. Há 12 anos trabalham em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) no planejamento e organização da maior Feira de Livros da América Latina, a Bienal Internacional de Livros. São os responsáveis também pela idealização e realização do projeto itinerante Caminhos da Leitura, que já circulou por dezenas de cidades brasileiras levando acesso à leitura e programação cultural gratuita para mais de meio milhão de pessoas. Para saber mais, acesse o site.

Sobre a CBL

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) temos em nosso quadro de associação editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e a leitura e, assim, desenvolver e ampliar toda a economia criativa do livro. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti e o projeto setorial Brazilian Publishers, além de incentivar a realização de outras feiras nacionais. Em 2021 a entidade completou 75 anos.

Sobre a Colgate-Palmolive

A Colgate-Palmolive Company

é uma empresa em crescimento, inovadora e responsável, que projeta um futuro

mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta.

Com foco em Cuidados Bucais, Cuidados Pessoais, Produtos para a Casa e Nutrição

Animal, vendemos nossos produtos em mais de 200 países e territórios sob marcas

como Colgate, Palmolive, elmex, hello, meridol, Sorriso, Tom’s of Maine,

EltaMD, Filorga, Irish Spring, PCA SKIN, Protex, Sanex, Softsoap, Speed Stick,

Ajax, Axion, Fabuloso, Soupline e Suavitel, bem como Hill’s Science Diet e

Hill’s Prescription Diet. Somos reconhecidos por nossa liderança e inovação na

promoção da sustentabilidade e bem-estar da comunidade, incluindo nossas

conquistas na redução do desperdício de plástico e promoção da reciclabilidade,

economia de água, conservação de recursos naturais e melhoria da saúde bucal

das crianças por meio do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que

alcançou mais de 1,6 bilhão de crianças desde 1991. Para obter mais informações

sobre os negócios da Colgate-Palmolive e como estamos construindo um futuro com

mais motivos para sorrir, visite o site.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa

Fundado em 1997, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais. Por meio de uma linguagem clara e lúdica desenvolve conteúdos, estimula o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Posts Similares