Laboratório Teuto alerta para os cuidados com a pele e os olhos

Com o fim do verão e a chegada do outono, profissional do laboratório Teuto aponta os riscos de negligenciar os cuidados com os olhos e a pele nesse período

No Brasil  as mudanças atmosféricas no outono promovem a maior atuação de massas de ar frio e seco, contribuindo para o aumento da poluição e a queda da umidade relativa do ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Diante desse cenário cresce a incidência de problemas relacionados ao ressecamento da pele, a irritação dos olhos e as conjuntivites alérgicas. Medidas simples no dia a dia e alguns produtos isentos de prescrição podem evitar ou aliviar estes incômodos e melhorar a qualidade de vida nesta estação de transição entre o verão e o inverno.

A farmacêutica e supervisora de treinamentos do Laboratório Teuto, Magali Tamas, explica  os riscos e, também, como podem ser minimizadas essas consequências: “Além do tempo seco e mais frio, banhos muito quentes contribuem para diminuir a camada natural de proteção e lubrificação da pele, razão pela qual as coceiras e dermatites podem surgir ou até mesmo se agravar. Por isso, é importante a hidratação corporal e labial neste tempo seco. O uso diário de hidratantes, como o Teupantol Derma e Sensidrat, contribuem para a nutrição e renovação natural da pele. Eles agem formando uma camada protetora que ajuda a manter a hidratação da pele”, comenta.

Magali acrescenta que a hidratação é fundamental para a integridade da pele, que por sua vez, tem funções importantes para nossa saúde e bem-estar: “A pele reveste todo o nosso corpo, protegendo contra as agressões externas. É uma grande ‘capa de proteção’ contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol. Participa, ainda, da manutenção da nossa temperatura corporal e do equilíbrio hídrico do organismo”, argumenta.

Também os olhos são afetados com a baixa umidade do ar e exige cuidados para manter a saúde e o conforto ocular. Os usuários de lentes de contato em especial têm uma grande predisposição ao ressecamento. Daí a necessidade de usar lubrificantes que sejam compatíveis com a presença das lentes. “O Biolágrima do Teuto, consiste em gotas umectantes e lubrificantes, que proporcionam uma alta hidratação e melhora o conforto visual. Assim, podem-se usar as lentes de contato com toda a segurança, inclusive diretamente nas lentes de contato, garantindo hidratação e lubrificação prolongada” orienta a profissional.

A farmacêutica cita, ainda, outro produto que complementa os cuidados com os olhos. “Já o Colírio Teuto ajuda no combate das irritações causadas por poeira e fumaça presentes no ar seco e poluído do outono. É importante lembrar que o Colírio Teuto é indicado apenas para o uso adulto e deve ser usado de acordo com as orientações da bula, pois trata-se de um medicamento”, explica Magali.

A dica, segundo a farmacêutica, para quem necessita desses cuidados, é a adoção de boas práticas diárias para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. “Precisamos manter hábitos saudáveis, como ter uma dieta rica em frutas e legumes, beber bastante água e manter a umidade do ambiente, utilizando, por exemplo, umidificadores de ar e bacias de água em casa. Nesta última opção, sem esquecer-se de retirar a água e limpar as bacias diariamente para evitar a dengue. Cuidados na hora do banho também são importantes, como tomar banhos rápidos, manter a água em uma temperatura morna, utilizar sabonetes neutros e, após secar a pele de forma suave, usar um hidratante”, finaliza Magali.

Sobre o Teuto

Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional. A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus colaboradores, clientes e parceiros, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.

Posts Similares