Hospital Oto Meireles realiza cirurgia intrauterina rara para corrigir má formação na coluna vertebral do feto

A mãe e o bebê se recuperam bem da cirurgia e seguirão monitorados até o nascimento da criança

O Hospital Oto Meireles, antiga Gastroclínica, realizou no início de abril, uma cirurgia fetal para correção de Mielomeningocele, uma má formação congênita da coluna vertebral do feto que ocorre no início da gravidez.

A cirurgia fetal, considerada de alta complexidade e rara  no contexto hospitalar nacional, requer o trabalho de uma equipe multidisciplinar, e foi realizada em uma gestante de 24 semanas. Esse tipo de procedimento deve ser realizado no bebê ainda na fase precoce da gestação para melhorar o prognóstico neuropsicomotor, após o nascimento. 

“Entre os benefícios da correção intrauterina da Mielomeningocele, podemos mencionar a redução do risco de danos adicionais à medula espinhal durante o desenvolvimento do feto, a melhoria das chances de preservação da função neurológica e motora do bebê, e potencial redução das complicações associadas à Mielomeningocele, como hidrocefalia e disfunção motora”, ressalta o obstetra dr. Edson Lucena, profissional da equipe de Cirurgia Materno-fetal, pioneira na realização do procedimento no Ceará, em 2019.

O Hospital Oto Meireles dispõe de toda a estrutura necessária para cirurgias de alta complexidade, com equipamentos de última geração e uma equipe de profissionais qualificados.

“Realizamos com sucesso mais uma cirurgia de correção intrauterina de Mielomeningocele. É uma honra para nossa instituição proporcionar cuidados de elevada qualidade e contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Juntos, vamos manter o nosso maior propósito de existência, que é cuidar das pessoas com zelo, humanização e eficiência”, destaca o dr. Marcos Alencar, diretor médico do hospital.

Posts Similares