Entenda como se preparar para uma cirurgia robótica de próstata

O câncer de próstata é uma preocupação significativa para homens em todo o mundo, mas com os avanços tecnológicos na área médica, a cirurgia robótica de próstata oferece uma opção de tratamento altamente eficaz e precisa. Utilizando um sistema robótico avançado, conhecido como Prostatectomia Radical Robótica, este procedimento cirúrgico visa remover a próstata com precisão, minimizando os riscos e otimizando os resultados para os pacientes.

Segundo o urologista Dr. José Roberto Colombo Jr., entre os benefícios dessa abordagem cirúrgica estão maior precisão e controle durante o procedimento, menor risco de sangramento, redução da necessidade de transfusão sanguínea, tempo de internação mais curto, menor dor pós-operatória e cicatrizes menores, muitas vezes imperceptíveis.

“O pré-operatório da cirurgia robótica de próstata passa por várias etapas importantes. Tudo começa com uma consulta com o urologista, onde são discutidas as opções de tratamento e explicados os detalhes do procedimento. Em seguida, o paciente passa por uma avaliação médica completa para garantir que esteja em condições adequadas de saúde para a cirurgia, incluindo uma série de exames”, explica o médico.

Antes da cirurgia, o paciente recebe instruções sobre jejum e medicamentos, além de fazer preparativos logísticos, como organizar o transporte para o hospital e garantir a presença de um acompanhante para ajudá-lo após a cirurgia. No dia da operação, o paciente é internado e passa por verificações finais, incluindo exames pré-operatórios e uma reunião com o anestesista para discutir o tipo de anestesia a ser utilizada.

Após a cirurgia, o paciente é monitorado de perto na sala de recuperação e permanece no hospital por um período determinado pela sua recuperação individual. “É crucial seguir as orientações médicas durante todo o pré-operatório para garantir uma cirurgia segura e uma recuperação tranquila. O acompanhamento contínuo da equipe médica é essencial para o sucesso do procedimento”, finaliza o Dr. José Roberto Colombo.

Sobre o Dr. José Roberto Colombo Jr.


O Dr. José Roberto Colombo Jr. é o Coordenador Executivo da Pós-Graduação de cirurgia robótica em Urologia e médico referência do Epicentro de Cirurgia Robótica em Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

Posts Similares