Você sabia que caixa d’agua tem prazo de validade? Engenheiro alerta que item pode proliferar doenças como a dengue e precisa de manutenção ou troca

A manutenção das caixas d’água é mais do que uma prática de conservação doméstica; é uma necessidade de saúde pública que influencia diretamente a qualidade da água consumida pelas famílias. Eduardo Menezes, engenheiro e presidente da Rede da Construção, compartilha insights sobre os desafios e soluções na gestão dos reservatórios de água

A vida útil de um reservatório de água é estimada em 20 anos pelas normas técnicas, mas fatores como instalação inadequada, condições ambientais adversas e danos físicos podem reduzir significativamente essa expectativa. “Os sinais de desgaste não são sempre visíveis, tornando as inspeções regulares e a manutenção preventiva essenciais”, afirma Menezes.

Alterações na qualidade da água, como variações no sabor, odor, cor ou turbidez, podem indicar problemas. Estes podem variar desde a contaminação do abastecimento até a negligência na limpeza periódica do reservatório. “Uma vedação inadequada é uma falha comum que permite a entrada de contaminantes externos, comprometendo a pureza da água”, explica Menezes.

A inspeção visual é o primeiro passo na identificação de vazamentos, seguida pela verificação de componentes como a torneira de boia e o extravasor. “Embora alguns diagnósticos possam ser feitos pelos moradores, a avaliação de um profissional é insubstituível, especialmente em locais de difícil acesso”, ressalta Menezes.

Manutenção e Longevidade
Fatores contribuintes para a degradação precoce dos reservatórios incluem a má instalação, degradação da base de apoio, e condições inadequadas que dificultam a vistoria e limpeza. “A manutenção é uma tarefa multifacetada que abrange desde a inspeção física do reservatório até a análise da qualidade da água”, destaca Menezes.

A normatização técnica, representada por diretrizes da ABNT, estabelece padrões de qualidade e procedimentos de manutenção. Menezes aponta a limpeza semestral como uma regra geral, mas enfatiza que as condições locais podem demandar uma frequência diferente.

Saúde Pública
A relação entre a manutenção de caixas d’água e a prevenção de doenças é direta. Reservatórios mal conservados podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti, além de favorecerem a proliferação de microrganismos nocivos. “Uma limpeza eficaz vai além da estética, é uma barreira contra doenças transmitidas pela água”, afirma Menezes.

Dicas para a Limpeza
O processo de limpeza deve ser meticuloso, desde o esvaziamento do reservatório até a desinfecção com soluções apropriadas. “A limpeza não é apenas sobre remover o visível, mas garantir a descontaminação completa do espaço”, explica Menezes. A manutenção regular é complementada pela vedação correta, evitando futuras contaminações.

Caixa d'água sem manutenção pode trazer riscos e prejudicar a qualidade da água

Posts Similares