Consulta de Óbito com 50% de desconto: sistema cruza dados em tempo real contra fraudes e rombos na previdência privada

A ferramenta inovadora LivID, desenvolvida pela Gateware, realiza mais de 20 mil consultas por óbitos, anualmente

Muitos brasileiros, especialmente os aposentados e pensionistas, estão familiarizados com a Prova de Vida, que é um sistema utilizado para comprovar se os beneficiários realmente estão vivos e recebendo seus valores mensais, como forma de evitar fraudes.

Os fundos de pensão e fundações de previdência privada também podem se valer desta tecnologia, para prevenir golpes e rombos em seu fluxo de caixa com apoio da Inteligência Artificial. Desenvolvida pela Gateware, a ferramenta LivID, realiza a Consulta de Óbito com segurança e agilidade para as entidades previdenciárias. O aplicativo, neste início de 2024, é comercializada a um valor especial, com 50% de desconto, por tempo indeterminado.

A solução da Gateware faz a consulta de óbito por meio de cruzamento de dados em instituições financeiras e a Arpen (Associação do Registro Civil das Pessoas Naturais), que tem acesso aos dados dos cartórios de todo o país, como explica a Squad Leader da GW Solution, da Gateware, Lucineile Glonek.

“Ele tem a finalidade de validar se o aposentado ou pensionista de uma fundação está movimentando sua conta bancária, por exemplo, ou conferir se há o óbito registrado. Muitas vezes, pode haver algum problema no sistema do cartório e acontece uma demora desse registro de falecimento”, diz.

Ela cita como exemplo, um caso no qual o cruzamento de dados feito pelo LivID verificou que determinado participante estava recebendo benefício, porém havia cinco meses que não movimentava a própria conta bancária. “Nestes casos, merece uma investigação. É possível que a pessoa, por exemplo, esteja em alguma situação na qual realmente não esteja movimentando a conta, apesar de menos provável. Mas, também pode ser um indicativo de fraude”, afirma.

Rombos financeiros

Mais de um milhão de tentativas de fraudes ocorreram no Brasil, somente nos primeiros 45 dias de 2024, conforme o Fraudômetro, indicador online do Serasa Experian, especialmente em segmentos como bancos, operadoras de cartões, financeiras, serviços, varejo e telefonia. O volume representa grandes rombos para estas empresas.

Dados como este levam as fundações a estarem cada vez mais atentas. Somente as que utilizam o LivID demandam cerca de 22 mil consultas anuais por possíveis óbitos de aposentados, especialmente da previdência privada. Conforme Lucineile, a automatização contribui para reduzir as tentativas de fraude, além de garantir que não haverá quebra de fluxo de caixa.

“Mensalmente, ou por um período determinado, a fundação faz a consulta, para se certificar que está pagando o benefício apenas para as pessoas que estão vivas. Já houve caso, por exemplo, de uma fundação do estado do Ceará que sofreu um rombo de mais de R$ 3 milhões em pagamentos indevidos, porque não tinha esta consulta de óbitos”, conta.

Inovação

O sistema de consulta de óbitos existe há cerca de três anos. A novidade agora é a agilidade no tempo de resposta. “Aumentamos o nível de cruzamento de dados, para ter certeza desses óbitos. Conseguimos cruzar em vários locais e trazer em tempo real para a fundação, o que é um diferencial. Geralmente são de dois a cinco dias por outras plataformas. Com o LivID, a fundação consegue saber no mesmo dia o resultado”, afirma a Squad Leader da Gateware.

Outro diferencial do LivID, garante Lucineile, é ser o único sistema de consulta de óbitos que informa o número da certidão e do cartório de registro, sem cobrança extra pela informação. “É inovador o que estamos fazendo”.

Caso a busca do LivID identifique o óbito, a fundação entra em contato com o participante, para verificação e toma as providências cabíveis.

Sobre a Gateware – Focada em tecnologia, inovação e participante do Pacto Global da ONU no Brasil, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 170 funcionários e atua em quatro suites: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, além da funcionalidade de Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).

Posts Similares