Segundo Ministro Márcio França, Desenrola deve beneficiar 8 milhões de empresas

A educadora financeira da Health Money, Aline Soaper, comenta a importância deste programa para os microempreendedores

Após o lançamento da versão para empresas e microempreendedores individuais (MEI) do Programa Desenrola, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, falou um pouco mais sobre o projeto e disse que,  o Desenrola PJ, como tem sido chamado, deve beneficiar cerca de 8 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) com dívidas com o governo, de um universo de 15 milhões no país.  Atualmente, estima-se que existam cerca de seis milhões de MEIs “que têm algum problema com o próprio governo, porque não pagam aqueles valores mensais ou porque devem de alguma outra forma”. Além dessas, também há  cerca de duas milhões de pequenas empresas com débitos em aberto, muitas que, de acordo com o ministro, tiveram problemas com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que oferecia créditos com juros menores que os do mercado. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Neste modelo de decisão, o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, sem necessidade de deliberação do Plenário, porém, ainda não há data para a apreciação.

 Nesta perspectiva, a Aline Soaper, educadora financeira e idealizadora da Health Money, empresa especializada no serviço de gestão e assessoria financeira para micro e pequenas empresas, explica o quanto a iniciativa pode beneficiar os empresários. “Muitos empresários enfrentam dificuldade para fazer investimentos na empresa e crescer por terem problemas com dívidas. Atualmente por falta de conhecimento sobre as consequências, muitos autônomos se inscrevem no MEI e não pagam a contribuição mensal, acumulando essa dívida que precisa ser paga para que o empreendedor volte a ter crédito. A falta de preparo dos empreendedores para lidar com dinheiro acabam com os sonhos de fazer o negócio prosperar.”, explica a especialista que já formou mais de 6 mil especialistas em finanças.

A versão do Desenrola para empresas deve contemplar dívidas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Além disso, não desconsiderou que o programa seja implementado em fases, como foi feito com a versão para pessoas físicas, que começou em julho de 2023 e vai até o fim de março.

A principal alteração proposta pelo ministro  no projeto inicial é o fim do desenquadramento automático quando o faturamento da empresa ultrapassa os limites do Simples. Atualmente, caso fature mais do que o previsto na lei, R$ 81 mil anuais para MEI e 4,8 milhões por ano para pequenas empresas, ela deixa de ser tributada pelo sistema simplificado e tem que pagar impostos pelo mesmo sistema do restante das empresas. Segundo o Ministro, faria mais sentido se a tributação diferenciada fosse somente sobre a parte que excedesse o limite, mantendo a empresa no sistema simplificado para o restante do faturamento, de forma semelhante ao imposto de renda de pessoas físicas, composto de várias faixas de tributação.

Visando ajudar os empresários a conquistarem a tão desejada estabilidade financeira, a educadora financeira Aline Soaper ensina estratégias simples e fáceis para aumentar o lucro da sua empresa. “Preparar sua empresa para voos mais altos é fundamental. O crédito é concedido para empresas que mantém um bom histórico de pagamentos das contas, impostos e fornecedores. Tomar crédito para crescimento da empresa não é um problema, desde que isso seja planejado como uma estratégia para um crescimento consistente e os pagamentos estejam em dia.“, acrescenta a especialista.

Para auxiliar os micros e pequenos empreendedores brasileiros a superar o caos financeiro dos seus negócios e a manter uma saúde financeira para o crescimento, a educadora financeira Aline Soaper sugere 5 estratégias essenciais para impulsionar o lucro empresarial.

  1. Análise de Custos e Otimização: Reduza despesas operacionais, elevando a margem de lucro.

“O empreendedor precisa saber qual o real custo do negócio, não pode ser intuitivo, precisa ter uma estrutura de controle. Somente com essa estrutura é possível tomar as decisões sobre onde reduzir despesas e onde aumentar os investimentos.”, acrescenta a especialista.

  1. Diversificação de Produtos/Serviços: Atraia novos clientes expandindo sua oferta e venda mais vezes para o mesmo cliente.

“O custo de atrair um cliente novo é alto, por isso as empresas precisam estar atentas às necessidades dos clientes visando vender mais vezes para esse cliente. Isso reduz os custos de aquisição do cliente e aumenta o lucro da empresa.”, explica Aline Soaper.

  1. Estratégia de Preços Competitivos: Ajuste preços de forma inteligente para atrair clientes.

“A precificação correta é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio. Ter preços atraentes é importante para competir no mercado, mas é preciso ter clareza se a empresa terá lucro vendendo com esse preço. Caso contrário, a empresa corre o risco de vender muito e não ter lucro, o que pode levar ao fechamento do negócio no médio e longo prazo.”, finaliza a educadora financeira.

  1. Investimento em Marketing Digital: Amplie sua visibilidade online para gerar mais oportunidades de vendas.

“Atualmente o mundo online e offline não podem ser olhados de maneira isoladas. As empresas precisam aproveitar as oportunidades de atração de clientes e vendas digitalmente e presencialmente. Empresas que se recusam a se adaptar ao novo modelo de consumo perdem clientes e correm o risco de desaparecer no mercado.”, afirma a profissional.

  1. Fidelização de Clientes: Desenvolva programas de fidelidade e atendimento diferenciado para manter os clientes no seu negócio.

“Os empresários precisam manter o cliente por um longo prazo de tempo e para isso é preciso desenvolver estratégias para que esse cliente retorne, tenha vantagens e se sinta especial por comprar sempre com a mesma empresa. Não veja as ações de incentivo a recompra como um gasto, faça um levantamento de quanto custa para atrair um cliente novo e quanto você pode investir em ações para manter esse cliente ativo por mais tempo, aumentando assim o seu lucro.”, completa a educadora.

Soaper, ainda, aponta os principais erros de orçamento que podem afundar uma empresa. “Em nossa missão de impulsionar empreendedores de micro e pequenas empresas no Brasil, é fundamental reconhecer os desafios, especialmente os perigos dos erros de orçamento. Por isso, hoje destaco erros financeiros que podem estar comprometendo o seu sucesso:

1º Subestimar custos operacionais: não esqueça despesas vitais como manutenção e reposição de estoque;

2º Desprezar o fluxo de caixa: decisões com dados desatualizados podem ser arriscadas e 3º Ignorar reservas para imprevistos: estar preparado é a chave para enfrentar desafios financeiros”, ressalta a profissional.

Sobre Aline Soaper e Health Money:

Fundadora da Health Money, empresa especializada na consultoria de gestão financeira para micro e pequenas empresas, Aline Soaper atua como educadora financeira há oito anos. Como especialista neste mercado de finanças pessoais, a carioca já formou mais de 7 mil profissionais em mais de 20 países. Fundada em novembro de 2023, a Health Money oferece desde o serviço de controladoria até o BPO financeiro, como emissão de nota fiscal, realização de cobranças, controle de pagamentos e tudo o que a empresa necessita para ser saudável e crescer com sustentabilidade. Os consultores da Health Money atuam como franqueados da rede, através do modelo home based. Com investimento inicial de R$ 35 mil, os consultores franqueados utilizam a metodologia de Soaper para atuação a nível nacional.

Posts Similares