Mais de 90% do empresariado brasileiro prevê crescimento de receita em 2024

O dado é da recente pesquisa “Plano de Voo Amcham 2024”, da Amcham Brasil, que registrou 775 participantes de todo país e foi lançada em São Paulo. Na capital mineira, o evento Plano de Voo – Amcham Minas Gerais acontece no próximo dia 26 de fevereiro.

Os empresários brasileiros estão otimistas sobre o aumento do faturamento em 2024. A pesquisa “Plano de Voo Amcham 2024”, divulgada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), revelou que 93% dos grandes e médios empresários acreditam no crescimento da receita e quase metade aposta num aumento acima de 15%. Aplicada entre os dias 3 e 18 de janeiro/2024, a sondagem foi feita com 775 líderes empresariais, entre CEOs, sócios e diretores.

De acordo com a pesquisa, esse cenário positivo é resultado do aumento de vendas no mercado interno (72%), maior capacidade de produção ou prestação de serviços (49%) e ganho de eficiência ou redução de custos (49%), entre outros motivos. Outro ponto avaliado foi sobre as principais medidas esperadas em relação ao governo para o crescimento da economia, que incluem o equilíbrio fiscal (80%), a regulamentação da Reforma Tributária sobre o consumo (62%), a segurança jurídica e a redução da burocracia (62%).

“Os indicadores do ano, incluindo PIB, taxa de inflação e geração de empregos, vieram melhores do que as expectativas. Mas, é preciso estarmos atentos à meta fiscal, taxa de juros e crescimento econômico. Os cenários no horizonte são inúmeros, há muito trabalho pela frente para regulamentar a Reforma Tributária e promover os demais ganhos, sobretudo, na melhora da competitividade necessária ao país. Neste sentido, a pesquisa do Plano de Voo vem para jogar mais luz aos planos de 2024”, explica o gerente regional da Amcham Minas Gerais, Douglas Arantes.

Sobre o impacto da reforma tributária no consumo41% dos respondentes disseram esperar impactos muito positivos ou positivos. Para 35%, os efeitos da reforma seriam neutros, no sentido de que ainda não estariam claros o suficiente. Já para 21% a avaliação é negativa ou muito negativa.

A pesquisa “Plano de Voo 2024” também apresentou áreas que devem ser priorizadas pelo governo federal neste segundo ano de mandato, as expectativas sobre o cenário externo, e a influência das eleições presidenciais dos Estados Unidos no Brasil, prevista para 5 de novembro deste ano. Neste último quesito, 71% dos executivos brasileiros avaliam como alto ou médio o impacto e apenas 23% acreditam que o Brasil será pouco ou nada afetado pelo resultado.

Amcham Minas Gerais – Plano de Voo em Belo Horizonte (26/2)

O estudo, feito pela Amcham Brasil em parceria com o Poder 360, foi lançado na última segunda-feira (5/2/2024), durante evento da entidade na sede da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo. Os 775 participantes respondentes são executivos de grandes e médias empresas, que, somadas, geram mais de 600 mil empregos e um faturamento superior a R$ 660 bilhões.

Na capital mineira, a Amcham Minas Gerais realizará o evento Plano de Voo 2024 para membros estratégicos do estado no próximo dia 26 de fevereiro. Serão sete palcos simultâneos numa tarde de trocas de melhores práticas e conexões, no Minas Centro. Como palestrante magna, estará presente a economista-chefe do Banco Santander, Ana Paula Vescovi.

Posts Similares