Eficiência: HDT tem equipamento para diagnóstico rápido da tuberculose

Resultado é emitido em menos de duas horas permitindo início do tratamento imediato

Com o objetivo de ampliar a rede de diagnóstico e qualificar as ações de atenção ao paciente, o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), unidade do Governo de Goiás, gerido Instituto Sócrates Guanaes (ISG), oferece o TRM (Teste Rápido Molecular) para diagnóstico da Tuberculose. O HDT é o único hospital do Estado a dispor deste teste.

A tuberculose é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. Segundo o Ministério da Saúde (MS), no País são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.  Em Goiás, foram constatados 890 diagnósticos preliminares de tuberculose, 3,8% a mais que no mesmo período de 2022, com 857 casos.

O TRM, da marca GeneXpert, é um exame automatizado, simples e de fácil execução. O equipamento realiza exames de PCR para Tuberculose (Teste Rápido Molecular para Tuberculose) diretamente com amostras biológicas do paciente tais como escarro, aspirado traqueal, lavado brônquico, líquor, líquido pleural, lavado gástrico dentre outros fluidos corporais.  

Os laudos são liberados em aproximadamente uma hora e quarenta minutos. Antes o exame era realizado por uma unidade parceira e, dependendo do dia e do horário do pedido, chegava a demorar até cinco dias. Mensalmente são realizados entre 120 a 150 PCRs para Tuberculose, uma média de 25 exames diários, durante as 24 horas de atendimentos da unidade.

O equipamento ainda detecta o agente causador da tuberculose em amostras pulmonares e extrapulmonares e também a resistência à rifampicina, que é um do principal fármaco utilizado no tratamento à enfermidade. O aparelho foi cedido pelo Ministério da Saúde, no período pandêmico, em 2020.  

Segundo a coordenadora do laboratório de análises clínicas e agência transfusional do HDT, Rhalcia Cristina de Melo, agora é possível um diagnóstico precoce e rápido. “É um teste rápido de tecnologia molecular, de fácil execução in loco, que permite identificar a espécie bacteriana e a resistência à principal droga utilizada para essa doença. Otimizando o tratamento do paciente”, explica.

A técnica realizada no equipamento é de extrema importância para o diagnóstico de tuberculose nas pessoas que vivem com HIV – PVHIV, co-infecção HIV/TB e para outras populações vulneráveis que apresentam tuberculose paucibacilar, permitindo o tratamento imediato. 

Prevenção

Os profissionais da saúde alertam que é importante os pais levarem as crianças de 0 a 4 anos de idade para receberem a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), que protege das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea.

Outra forma de prevenir a transmissão da tuberculose é o diagnóstico precoce da doença, para o imediato início do tratamento adequado. Assim, o GeneXpert é muito importante nesta empreitada.

É importante salientar que a tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada e até o final – a duração é de seis meses, no mínimo.

Sobre o INSTITUTO SÓCRATES GUANAES

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 23 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em nove estados e 13 municípios brasileiros.

Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL – Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br

2 anexos • Anexos verificados pelo Gmail

Posts Similares