Imaflora lança formação inédita rumo ao Desmatamento Zero na Amazônia em 2030

Curso conta com grandes referências ambientais para formar lideranças em ações de redução do desmatamento, com aula inaugural da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Para contribuir efetivamente no alcance da meta do Desmatamento Zero até 2030 na Amazônia, o Imaflora, por meio do CACUÍ (Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora) lança, em 24 de janeiro, o edital de inscrições para a primeira formação executiva no Brasil voltada para líderes engajados com a meta do desmatamento zero na Amazônia, em áreas multidisciplinares de atuação. 

Intitulada “G_DeZ”, a Jornada de Líderes pelo Desmatamento Zero na Amazônia até 2030 acontecerá entre março e outubro de 2024, na modalidade híbrida, para maior acessibilidade e interação. A aula inaugural será realizada por Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), como professora convidada especial. 

Os módulos do curso serão ministrados por cerca de 30 grandes especialistas do setor público e privado, reconhecidos no Brasil e no mundo por sua atuação direta em programas de combate ao desmatamento. O G_DeZ reúne nomes como Suely Araújo, Carlos Nobre, Thelma Krug, João Paulo Capobianco, Joenia Wapichana, Ricardo Abramovay, Tasso Azevedo, Rodrigo Agostinho, Ministro Herman de Vasconcellos e Benjamin, Edel Moraes, Brenda Brito e Fábio José Feldmann. Todos possuem formação acadêmica sólida e sobretudo experiência prática reconhecida na liderança de agendas e instituições estratégicas para o alcance do Desmatamento Zero.

Na coordenação pedagógica e também como facilitador, está André Lima, advogado socioambiental, pesquisador sênior associado do Imaflora e atual secretário Extraordinário de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Na avaliação do secretário, o desconhecimento sobre o que é o desmatamento zero e quais as possibilidades para alcançar essa meta é uma realidade mesmo entre profissionais do nicho, da própria agenda agroambiental. “Isso reforça a necessidade de que se ofereçam ferramentas e conhecimentos que incentivem as conexões e busca de soluções articuladas entre os mais diversos atores, dos setores privado e público, e em todas as esferas públicas comprometidos com a agenda do desmatamento zero”, afirma. 

Além da excelência teórica e acadêmica dos facilitadores, e da experiência prática sênior de todos os instrutores, a jornada adota uma metodologia de aprendizagem prática e colaborativa, baseada em experiências reais e institucionais em cinco eixos temáticos: Contexto, Jurídico & Legal, Governança, Economia Verde e Monitoramento & Avaliação. Os 100 participantes se encontrarão semanalmente em um programa total de 72 horas. A cada duas semanas, haverá também a possibilidade de encontros presenciais, na sede do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), em Piracicaba, interior de São Paulo. 

Segundo Solange Kurpiel, coordenadora do CACUÍ, “a capacitação busca criar um ambiente favorável para que pessoas que já atuam em políticas públicas, para a meta do desmatamento zero, possam conversar e trocar estratégias de como acelerar o alcance dessa meta dentro da estrutura pública”, ressalta. 

Um dos objetivos do curso é também formar a “ReDeZ”, uma rede independente que conectará e alavancará sinergias entre aproximadamente 1000 líderes até 2030, exclusivamente dedicada ao alcance e manutenção da meta de Desmatamento Zero.

Lideranças em foco

A edição de 2024 prevê a reunião de lideranças de distintos segmentos e setores atuantes no judiciário, legislativo, executivo, bem como no setor privado. Ao longo de seus 5 módulos temáticos e 72 horas de encontro, o programa visa desenvolver habilidades de liderança e apoio a ações de monitoramento, avaliação, planejamento e iniciativas no sentido de alcançar a meta do Desmatamento Zero na Amazônia até 2030. 

Para a seleção dos candidatos, a prioridade é para aqueles que trabalham na linha de frente de ações de controle de desmatamento e degradação florestal. Dentre os públicos prioritários, a formação almeja: lideranças dos poderes executivos e legislativos dos municípios prioritários na Amazônia, dos estados e do governo federal; juízes, promotores, seus respectivos assessores jurídicos e advogados que possam influenciar a legislação e a execução de leis relacionadas ao desmatamento estão dentro do perfil de participantes da formação; profissionais de empresas comprometidas com a redução do desmatamento e o desenvolvimento sustentável na Amazônia; e representações de coalizões, redes, consórcios, organizações ambientalistas e acadêmicas comprometidas com o desmatamento zero na Amazônia. 

Investimento e bolsas 

Com a intenção de realizar um curso com um perfil diverso e plural de participantes, inclusive geograficamente, uma das vantagens destacadas pelos coordenadores é a possibilidade de acompanhamento síncrono e assíncrono, com aulas gravadas e disponibilizadas para os inscritos no curso até dois meses após o encerramento da edição. Além disso, um programa de bolsas de estudo cobrirá integralmente os custos de matrícula de 20 participantes, e parcialmente (50%) para 30 outros. O investimento  total do curso por aluno é de R$ 5,3 mil. 

Como participar 

Para mais informações, acesse a página do curso. Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail: cacui@imaflora.org  

Para ler o edital de inscrições, acesse este link.

Calendário G_DeZ 2024 – Serviço 

24/01Publicação edital e abertura das inscrições
22/02Encerramento das inscrições às 23h59
29/02Publicação da lista de aceites – 1a chamada
01/03Abertura das matrículas
15/03Encerramento das matrículas e divulgação da 2a chamada para eventuais vagas remanescentes
29/03Aula Inaugural
JulhoRealização da 1a oficina
SetembroRealização da 2a oficina
OutubroConclusão das Atividades do Programa Entrega do relatório final
NovembroEvento de lançamento da Publicação G_DeZ_2024 durante a COP29Emissão dos certificados de conclusão

Sobre o Imaflora

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que se dedica a promover o uso sustentável e inclusivo dos recursos naturais. O Instituto desenvolve soluções que conciliam conservação ambiental e desenvolvimento econômico, ao mesmo tempo em que oferece serviços para o mercado, atendendo atores das cadeias florestais, agropecuária, da sociobiodiversidade e da agenda climática. 

Criado em 1995, o Imaflora realiza trabalho em campo, assistência técnica, certificação socioambiental, além de pesquisa e desenvolvimento de estudos com base em dados públicos. O Imaflora é um agente de articulação que preza pela atuação em rede, viabilizando parcerias para fomentar soluções coletivas, que já beneficiaram mais de 62 mil pessoas em 8,1 milhões de hectares de florestas e unidades produtivas, a exemplo das iniciativas Florestas de Valor, Boi na Linha, Soja na Linha, Origens Brasil, Carbon on TrackTimberflow, entre outros. Mais informações: www.imaflora.org

Sobre o CACUÍ 

Inaugurado pelo Imaflora em setembro de 2023, o Centro de Aprendizagem e Cultura Imaflora (CACUÍ) visa a potencialização de protagonistas socioambientais no Brasil em busca de soluções para enfrentar as emergências que desafiam nosso planeta. O CACUÍ reúne, em uma agenda nacional, itinerante e diversa, as principais lideranças empresariais, do terceiro setor e pessoas comprometidas com a sustentabilidade, ampliando canais de diálogo e tornando a jornada de sensibilização e ação socioambiental mais inclusiva e colaborativa. Mais informações: https://www.imaflora.org/cursos-eventos 

Sobre o Coordenador Acadêmico 

André Lima é advogado na área socioambiental há 29 anos, formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Política e Gestão Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), foi coordenador de Direito e Política de instituições como Instituto Socioambiental (ISA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), foi por muitos anos membro da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do CONAMA e Secretário de Estado (e Municipal) de Meio Ambiente do Distrito Federal (Brasília) entre 2015 e 2018. Atualmente é o Secretário Nacional da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial do Ministério de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial e Pesquisador Sênior Associado ao IMAFLORA. É autor/coordenador de algumas publicações de referência, dentre as quais destacamos: O Brasil pelo Direito Socioambiental (2002, ISA & SAFe) (coord.)O Zoneamento ecológico-Econômico à Luz dos Direitos Socioambientais (ed Juruá, 2006) (autor)Código Florestal: por um debate pautado em Ciência (2015, IPAM) (autor)30 anos da Constituição e os Direitos Socioambientais: histórias, avanços e desafios (2018, IEB) (coord.)

Posts Similares