Cirurgia robótica e próteses personalizadas: como essas inovações estão facilitando o universo das artroplastias no Brasil

Procedimentos que substituem a articulação do joelho por próteses ortopédicas podem ser realizados de maneira customizada, de acordo com a anatomia de cada paciente, por meio de tecnologias como as desenvolvidas pela Zimmer Biomet

Ao passo que as contribuições da tecnologia à área da saúde seguem revolucionando os procedimentos cirúrgicos ortopédicos, os pacientes candidatos à artroplastia de joelho, já vivenciam experiências otimizadas por meio de soluções robóticas e próteses personalizadas, como as trazidas ao país pela Zimmer Biomet, líder global em saúde musculoesquelética.  Sob a premissa da customização, esses procedimentos têm sido feitos de maneira cada vez mais assertiva, contribuindo para a recuperação e qualidade de vida daqueles que antes conviviam com a mobilidade reduzida.

Segundo Claudio Mello, especialista de joelho e quadril da Zimmer Biomet, a combinação de tecnologias como as plataformas robóticas cirúrgicas e as próteses de joelho personalizadas, elevam de forma exponencial a precisão desses procedimentos, com o objetivo de serem menos invasivos, dolorosos e ajudarem o processo de recuperação dos pacientes. 

Soluções como o robô ROSA®, que atua de maneira centrada no cirurgião, têm facilitado o universo das artroplastias ao captar todos os dados anatômicos do paciente e alinhar as informações e imagens pré-operatórias, com a análise em tempo real, durante o ato cirúrgico. “É possível fazer ajustes finos sobre as incisões, preservar os tecidos que revestem as articulações da pessoa operada e encaixar a prótese com bastante precisão, se compararmos com a cirurgia convencional. Isso ajuda faz com que o procedimento seja menos invasivo”, explica Mello. 

Próteses como a Persona® Knee, desenvolvida em diferentes versões e tamanhos, com um design anatômico da tíbia e reproduzindo o joelho original com precisão, ajudam a prevenir a má rotação dos implantes, uma condição responsável por 50% dos casos dolorosos de artroplastias, de acordo com alguns estudos¹.

“Após uma série de pesquisas, percebemos que as próteses e suas variações, ainda que pequenas, importam. Contar com um implante em uma articulação tão importante quanto a do joelho, que permita reproduzir com a máxima fidelidade sua identidade única de anatomia óssea, pode fazer muita diferença na recuperação cirúrgica, sua adaptação ao implante e retorno às atividades de rotina, com autonomia e livre das dores crônicas provocadas pela artrose”, explica Mello.

Para mais informações sobre as soluções robóticas e personalizadas da Zimmer Biomet, acesse o site da companhia.

1 –  Nicoll, D., Rowley, D.I., 2010. Internal rotational error of the tibial component is a major cause of pain after total knee replacement. The Journal of Bone & Joint Surgery. British volume, 92-B, pp.1238-1244

Posts Similares