Brasil tem mais de 1,6 milhão de moradias com painéis solares; franquias contribuem para expansão

Do total de energia elétrica produzida no país, 15,9% vêm de fonte solar; segundo a ABF, o segmento de Casa & Construção cresceu 9,5% no terceiro trimestre de 2023

Homem de chapéu segurando uma raquete de tênis

Descrição gerada automaticamente

São Paulo, dezembro de 2023 – Mais de 1,6 milhão de moradias espalhadas por cerca de 5,5 mil municípios brasileiros adotam a energia solar fotovoltaica, aponta um levantamento realizado pela plataforma Meu Financiamento Solar (especializada em financiamento para projetos fotovoltaicos). E esse número tende a aumentar.

Segundo estudo realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), no começo deste ano a energia solar ultrapassou a eólica, ocupando o segundo lugar na matriz elétrica brasileira, com um total de 15,9% da potência instalada no país, atrás somente da hídrica.

O Brasil, ainda de acordo com a Absolar, deverá acrescentar mais de 10 GW de geração solar fotovoltaica em 2023 e atingir a capacidade instalada acumulada de 34 GW na fonte. O desempenho representaria um crescimento de 52% em relação a potência atual e o melhor ano da história do setor no país.

Franquias em alta

Com o preço dos kits solares mais acessíveis e maior facilidade de financiá-los, franquias do ramo têm aproveitado o momento para aumentar o faturamento e expandir. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Casa & Construção, do qual as redes de energia solar fazem parte, cresceu 9,5% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Ecos Energia Solar Fotovoltaica, que realiza os serviços de instalação de projetos em residência, empresa ou fazenda, manutenções de usinas solares e monitoramento de desempenho, é um exemplo. De acordo com Lucas Mouco, CEO da rede, as vendas de kits solares para residências representam 80% do total. “O frequente aumento da conta de energia é uma das motivações de nossos clientes”, diz.

Isso tem ajudado a Ecos Energia Solar Fotovoltaica a expandir. Em novembro, a franquia inaugurou unidades em Mogi das Cruzes (SP), Cabo Frio (RJ), Cuiabá (MT), Contagem (MG), Manacapuru (AM) e Araguari (MG). Até o fim deste ano a franquia projeta alcançar 220 unidades.

“Oferecemos três modelos de negócio: home office, showroom e loja. Em todo Brasil, somos mais de 200 franquias”, comenta Mouco. “A energia solar é uma alternativa limpa e sustentável às fontes de energia fóssil, pois não emite poluentes atmosféricos nem gases de efeito estufa durante a geração de eletricidade”, completa.

Como se tornar um franqueado

Para ser um franqueado da Ecos Energia Solar Fotovoltaica, o investimento inicial é de R$ 22,4 mil. O prazo de retorno estimado é entre um e seis meses. Outras informações podem ser acessadas pelo link https://ecosenergiasolar.com.br/seja-um-franqueado/

Posts Similares