Testes coletivos de entidade global de superinteligência acontecem em 11 cidades brasileiras


  
 

Associação Mensa Brasil realiza avaliações para identificar superinteligentes nos dias 2/12, 9/12 e 16/12 em nove estados das cinco regiões do País
 
Exames são destinados às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior
 Dezembro de 2023 – A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, acaba de anunciar a realização de novos testes coletivos para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”.
 
Com início neste próximo final de semana, a entidade promove, nos dias  2/12, 9/12 e 16/12, novas rodadas de testes de admissão, com avaliação de quociente de inteligência (QI), em um total de 11 cidades brasileiras, de nove estados diferentes: Belém (PA), Brasília (DF), Campinas (SP), João Pessoa (PE), Jundiaí (SP), Macapá (AP), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São José dos Campos – Vale do Paraíba (SP) e Florianópolis (SC).
 
As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. O local e horário do teste são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
 
A Mensa Brasil recomenda aos governos brasileiros a adoção de sistema nacional estruturado de avaliação da inteligência de crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental, tanto nas instituições de ensino públicas quanto nas privadas. Esta medida já é aplicada em diversos países, com resultados importantes e positivos.
 
Na visão da entidade, este modelo serviria de base para a ampla identificação dos chamados superinteligentes, ainda nos primeiros anos de escolarização, contribuindo para um melhor direcionamento, desenvolvimento e aproveitamento dos potenciais intelectuais no Brasil, contribuindo para a evolução destes indivíduos e beneficiando a sociedade brasileira. 
 
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o País. “A inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana. Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos melhor aproveitar essas capacidades, em benefício dos indivíduos e da humanidade”, explica Sauaia.
 
“Trazer esse tema para a agenda nacional é fundamental para pessoas com alta inteligência, ao proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades e potenciais, muitas vezes desconhecidos pelas próprias pessoas, por seus familiares, seus professores e seus colegas de trabalho”, observa Sauaia.
 
Atualmente, a entidade possui mais de 3 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1369 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 335 pessoas, Minas Gerais, com 240, Paraná, com 229, e Distrito Federal, com 190.Serviço
 
Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil
 
OBS – Local e horário são informados de maneira individual aos inscritos
 
Data: 02/12/2023
 
Belém – PA
Brasília – DF
Campinas – SP
João Pessoa – PB
Jundiaí – SP
Macapá – AP
Natal – RN
Rio de Janeiro Centro – RJ
 
Data: 09/12/2023
 
Porto Alegre – RS
São José dos Campos – Vale do Paraíba – SP
 
Data: 16/12
 
Florianópolis – SC
 
Para inscrições, acesse o website: http://www.mensa.org.br/
 
 
Sobre a Associação Mensa Brasil
 
Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.
 
 
Sobre a Mensa Internacional
 
Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, impendentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.
 

Posts Similares