Correção do estrabismo em adultos traz benefícios físicos e sociais 

 
Correção do desvio melhora visão em mais de 80% dos casosSão Paulo, 6 de de outubro 2023- Um estudo apontou que a cirurgia de estrabismo em adultos é efetiva para alinhamento dos olhos em 80% dos casos. Outra constatação importante da pesquisa é que a maioria dos adultos que passa pela correção do desvio dos olhos experimenta melhorias na função binocular, responsável pela visão de profundidade e de objetos em 3D.O estrabismo é uma condição caracterizada pelo desvio do eixo visual, que na maioria dos casos se desenvolve na infância. Este desalinhamento dos olhos pode causar uma série de consequências na visão, uma vez que o sistema visual se desenvolve desde o nascimento até por volta dos 7 anos de idade.O tratamento do estrabismo é realizado por meio de uma cirurgia que corrige o desvio ocular e garante, assim, um desenvolvimento visual saudável. Mas nem todas as crianças têm a oportunidade de passar pela cirurgia na infância.O que poucas pessoas sabem é que a cirurgia de correção do estrabismo pode ser feita em qualquer idade, inclusive na vida adulta.Benefícios além da correção do desvioA correção do estrabismo em adultos traz benefícios tanto para a visão, como também ajudam a reduzir os impactos psicossociais associados ao desvio ocular. “Portanto, é importante reforçar que a cirurgia do estrabismo é corretiva e focada na melhora funcional da visão”, ressalta Dra. Marcela Barreira, oftalmologista infantil e especialista em estrabismo.Cirurgia pode recuperar visão binocular em adultosAo longo dos anos, estudos apontaram que os adultos que passam pela cirurgia de estrabismo experimentam melhora da visão binocular, que é a capacidade de enxergar objetos em 3D e pela visão de profundidade.“A cirurgia traz uma expansão do campo visual binocular e, em alguns casos, consegue recuperá-la totalmente. Este é um resultado de enorme importância para o dia a dia do paciente”, comenta Dra. Marcela.A visão binocular é responsável pela sensação espacial das imagens e pela profundidade. É a visão que usamos para ver em 3D. Ela se forma a partir da captação da imagem de forma individual pelos olhos, que depois é fundida em uma só pelo cérebro.

“O estrabismo, quando não tratado, pode resultar na perda dessa capacidade”, explica a especialista.Impactos da perda da visão binocularA perda ou déficit da visão binocular pode resultar em algumas restrições na vida adulta. Algumas profissões como piloto de avião e médico cirurgião, por exemplo, exigem habilidades visuais intactas. No dia a dia, uma pessoa com estrabismo não corrigido e algum problema na visão binocular não consegue assistir filmes em 3D.Cirurgia para corrigir visão duplaEm adultos, o estrabismo pode levar à visão dupla, chamada de diplopia.

“Isto ocorre quando o estrabismo se desenvolve depois da maturidade visual. No período de desenvolvimento da visão, até por volta dos 7 anos, o cérebro ainda consegue suprimir a imagem captada pelo olho com o desvio. Porém, depois deste período, a supressão não ocorre e isto gera a visão dupla”, conta Dra. Marcela.Estrabismo em adultos: quando operar?O estrabismo pode ser corrigido em qualquer idade, inclusive na vida adulta. Entretanto, vale ressaltar que o estrabismo causado pela hipermetropia, chamado de acomodativo, não é passível de cirurgia. “Isto porque o uso de óculos já basta para alinhar o eixo visual. Os demais estrabismos podem ser corrigidos cirurgicamente”, finaliza a especialista.

Posts Similares